Total de visualizações de página

Galo sofre com tabu de mais de uma década sem vencer o Botafogo no Rio

Última vitória da equipe mineira foi em 1999 ainda no estádio Caio Martins

Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte



Ricardinho treina firme para quebrar tabu
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG )

O Atlético-MG está no Rio de Janeiro, onde pegará o Botafogo, com apenas um objetivo em mente: vencer. A equipe mineira precisa dos três pontos para começar uma reação no Campeonato Brasileiro, já que ocupa a vice-lanterna, com apenas dez pontos. Porém, conquistar os resultado em terras cariocas não é tarefa das mais fáceis para o Galo.

No Rio de Janeiro, o Atlético-MG não vence o Botafogo desde 1999, quando fez 5 a 1, no estádio Caio Martins. De lá para cá, foram sete vitórias do Botafogo e três empates, em partidas pelo Brasileirão, pela Copa do Brasil e pela Copa Sul-Americana.

Considerando apenas os jogos pelo Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentaram no Rio em 18 ocasiões, com nove vitórias do Botafogo, seis empates e apenas três vitórias do Galo. No Engenhão, palco da partida deste sábado, o Atlético-MG não sabe o que é vencer – foram duas derrotas.

A última vitória sogre o Botafogo foi em 2008, quando venceu no Mineirão, por 2 a 1. Na verdade, foi a única vitória dos mineiros nos últimos 17 jogos disputados.

Apesar do resultado, o ano de 2008, em particular, não deixa saudades para o Galo. O Botafogo foi algoz do Atlético-MG em duas competições. O alvinegro carioca eliminou os mineiros da Copa do Brasil e, poucos meses depois, despachou a equipe da Copa Sul-Americana. Em um dos jogos, venceu os mineiros por 5 a 2, em pleno Mineirão.

Uma das poucas boas lembranças que os torcedores atleticanos guardam do Botafogo é o fato de que o único título brasileiro conquistado pela equipe foi justamente contra os cariocas, em 1971, no Maracanã, após vitória por 1 a 0.

Atlético-MG e Botafogo jogarão no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), em partida válida pela 13ª rodada. O Galo está em 19º lugar, com dez pontos, e o Botafogo, em décimo, com 15 pontos.