Total de visualizações de página

A melhor defesa é o ataque: Marcelo Cordeiro vê Santos como inspiração

Time paulista acaba de conquistar a Copa do Brasil com futebol ofensivo, ousado, mas eficiente

Por Richard Souza
Rio de Janeiro

Marcelo Cordeiro quer ver o time no ataque
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Beleza, ousadia, eficiência e bons resultados. O título da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul e a conquista do Santos na Copa do Brasil comprovam que a combinação é possível. Dá para jogar bonito e vencer campeonatos. Inspirados nos dois exemplos recentes, os jogadores do Botafogo tentam seguir este caminho. O clube reforçou o setor ofensivo e oferece boas opções para o técnico Joel Santana. Ele pode escolher duplas ou até trios de ataque com Jobson, Herrera, Loco Abreu, Caio e Edno. No meio, tem os armadores Maicosuel, Lucio Flavio e Renato Cajá.

Jogar para frente tem funcionado. O Alvinegro é dono do segundo melhor ataque do Brasileirão - balançou as redes 20 vezes. Só Corinthians e Avaí fizeram mais: 21.

- É uma identidade que o time está tomando, até pela qualidade dos jogadores que tem na frente. A quantidade de jogadores de qualidade é muito grande. E o Joel está tentando armar um jeito de deixar a equipe ofensiva sem se descuidar da defesa. Ele tem testado alternativas. O Santos foi campeão da Copa do Brasil com um homem de marcação no meio-campo. Só o Arouca, que nem é primeiro volante, fazia aquela função. A melhor defesa é o ataque – disse o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro.

Depois de vencer o Vitória, domingo passado, o Botafogo ganhou sete posições e confiança. Neste sábado, o adversário será o Atlético-MG, no Engenhão. Em 10º na tabela, o time de Joel Santana tenta conseguir duas vitórias seguidas pela primeira vez nesta edição do Nacional para se aproximar do G-4. O técnico faz mistério para o confronto, e Marcelo Cordeiro ressalta que qualquer que seja a opção o time estará encorpado.

- Eu tenho falado que em termos de qualidade o Botafogo cresceu muito. Se você procurar, em todas as posições terá dois ou três jogadores de nível técnico muito bom. Cada um busca essa posição na equipe titular.

Botafogo e Atlético-MG jogam às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O Galo é o penúltimo na tabela.