Total de visualizações de página

Joel Santana: 'Os jogos que ficam marcados são os decisivos'

Treinador completa cem jogos pelo Botafogo nesta quinta e inclui conquistas de 97 e 2010 como fatos memoráveis pelo clube

Rodrigo Benchimol
Rio de Janeiro

              Nesta quinta-feira, Joel Santana completa 100 jogos como treinador do Botafogo


Joel Santana completa 100 jogos no comando do Botafogo nesta quinta-feira, contra o Duque de Caxias, no Engenhão. O treinador chegou a brincar que gostaria de usar uma camisa comemorativa. Mas o que mais interessa ao treinador não são números, e sim as histórias que ele acumulou nas três passagens por General Severiano, em 1997, 2000 e agora em 2010.

Na última quarta-feira, Joel elegeu aqueles que considera os seus principais momentos pelo Botafogo nesses 99 jogos. Ele citou duas partidas da atual passagem. Mas o que ele mais fez questão de lembrar foi a campanha do Carioca de 97, quando o Alvinegro foi campeão após vencer o Vasco na Taça Gauanabara e na finalíssima.

- Na primeira vez que vim trabalhar no Botafogo eu tinha saído do Flamengo dando uma declaração, que não vou dizer qual... Trouxe de lá alguns jogadores que foram campeões comigo em outros clubes. Disputamos o turno e vencemos de ponta a ponta. Aí fomos para as finais com Vasco, que tinha o Edmundo fazendo horrores... O gol do Gonçalves (1 a 0, na final da Taça Guanabara) foi parecido com o do Fábio Ferreira agora – disse Joel, para lembrar da grande final de 97. E também dos jogos decisivos da Taça GB de 2010.

- Aí na decisão do Carioca, enfrentamos de novo o Vasco e vencemos. O Dimba entrou na área e chutou, se não me engano de esquerda... A bola entrou aos 30 e poucos do segundo tempo e foi só administrar. Vencemos (por 1 a 0) e fomos campeões. Os jogos que ficam marcados são os decisivos... Essas duas partidas agora também são memoráveis. A com o Flamengo, que foi muito sacrificante, e a com o Vasco, que foi muito difícil – afirmou o treinador.

Com o centésimo jogo no comando do Botafogo, Joel Santana só não terá alcançado esta marca pelo Fluminense. Ao todo, ele já comandou os times cariocas em 572 partidas. Confira abaixo os números do treinador no Rio de Janeiro.

CLUBE Nº DE JOGOS
VASCO 218
FLAMENGO 169
BOTAFOGO 99
FLUMINENSE 86

TOTAL 572