Total de visualizações de página

'Personalidade', Seedorf comanda o Botafogo em sua volta ao time titular

Elogiado por Oswaldo, holandês distribui belos passes, marca, orienta os companheiros, faz três gols, se emociona e deixa o campo ovacionado 

 

Por Edgard Maciel de Sá Macaé, RJ

 FOTO

 
Seedorf não sabia antes de a bola rolar, mas a cidade de Macaé ficaria para sempre marcada em sua carreira. Contra o time da casa, no último domingo, no estádio Moacyrzão, o camisa 10 do Botafogo marcou três gols (veja no vídeo ao lado) em uma mesma partida pela primeira vez em sua carreira. Mais do que isso. Em sua primeira partida como titular em 2013, o holandês mostrou toda a sua importância para o Alvinegro. Distribuiu belos passes, orientou seu companheiros, jogou mais avançado, ajudou na marcação, decidiu a vitória por 3 a 1 e ainda se emocionou. Uma atuação capaz de o fazer deixar o campo ovacionado pela torcida.

Após o apito final e a boa exibição, Seedorf chorou. Durante a roda dos jogadores alvinegros, o apoiador se emocionou com a marca inédita, muito em função também da recente perda da avó. Ao descrever o momento e as reações no vestiário, o técnico Oswaldo de Oliveira definiu: o camisa 10 não é apenas um jogador, e sim uma personalidade.

- Foi bem emocionante. Seedorf perdeu um ente querido há pouco tempo e está muito machucado com isso. Por isso tem sentido mais esses momentos de emoção. Nosso grupo é excelente e tem o apoiado bastante. A torcida também deu força e acho que ele vai superar isso. Por isso que eu digo: ele é muito mais uma personalidade do que um jogador de futebol - frisou o comandante alvinegro. 

Antes da emoção, a razão. E com ela, Seedorf desfilou toda a sua habilidade contra o Macaé. Além dos gols e dos passes precisos, o camisa 10 atuou mais avançado - muitas vezes era o mais próximo a Bruno Mendes no ataque - ajudou na marcação e chegou a cobrir um avanço do lateral-direito Lucas já no segundo tempo. Isso tudo sempre exercendo seu papel de líder do elenco e dando orientações a todo o momento. A cena mais curiosa foi aos 43 minutos da etapa final. Logo após marcar seu terceiro e último gol no jogo, Seedorf saiu correndo para marcar o reinício do jogo do Macaé e começou a gritar para que seus companheiros fizessem a mesma coisa. Logo, três jogadores obedeceram.

seedorf botafogo x macaé (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
 
A formação ofensiva do Botafogo contra o Macaé: Lodeiro pela direita, Vitinho pela esquerda e Seedorf muitas vezes mais avançado perto de Bruno Mendes (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Depois de ficar no banco contra Fluminense e Audax, Seedorf jogou os 90 minutos contra o Macaé. E segundo Oswaldo, a tendência é que seja titular novamente contra o Resende, na próxima quinta-feira, no Engenhão.

- A gente vai trabalhando e conhecendo o jogador. Tenho uma sintonia muito grande com o Seedorf. A gente conversa muito e ele mesmo tem essa sensibilidade. Estamos trabalhando gradativamente e vamos dar continuidade. Ele entrou no segundo tempo em dois jogos, começou como titular agora e isso reflete bem no crescimento dele junto à equipe. É um cara que abrange o jogo todo, que conversa o jogo todo, um jogador muito importante para o Botafogo. Dependendo de como ele reagir nos próximos dias, deve ser titular novamente na próxima quinta - disse o treinador.