Total de visualizações de página

Oswaldo rebate Loco Abreu e diz que ninguém o queria de volta ao Bota

Técnico confirma que foi contra o retorno do atacante, ironiza a declaração de amor ao clube e não coloca uruguaio na relação de ídolos alvinegros

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro


VÍDEO COM LOCO E OSWALDO
 
 

Oswaldo de Oliveira não deixou sem resposta as afirmações do atacante Loco Abreu de que ele seria o responsável por sua saída do Botafogo. O técnico rebateu e disse que foi contra o empréstimo para o Figueirense, embora diga que o jogador tenha ficado insatisfeito com a reserva e se recusado a disputar jogos fora do Rio de Janeiro. Além das críticas, não incluiu o ex-camisa 13 em uma lista de ídolos alvinegros.

- Não fiz força para ele sair, foi o contrário. Fiz força para ele ficar. Fui pedir a ele três vezes para não sair, já que iríamos ter uma carência. Mas acabou que fizemos muitos gols no Brasileiro, o ataque não era o problema. Ele não me dizia que não queria ficar, só depois fui saber que ele estava negociando a saída. Da última vez que conversei, foi no jogo contra o Inter. Ia ficar na reserva e não quis viajar. Aliás, só jogava no Rio. Não viajou para Paraíba, Campinas, Campos, Macaé... Eu não quis que ele voltasse. Se bate no peito e diz que é botafoguense, não pode se recusar a entrar em campo quando o time precisa - disparou.

É um assunto constrangedor. Reconheço ídolos como Garrincha, Túlio, Carlos Alberto, Gottardo, Gonçalves... esses foram grandes campeões"
Oswaldo de Oliveira
 
Oswaldo afirmou que sua motivação para barrar Loco sempre foi técnica e acrescentou que não esteve sozinho ao ser contra a volta dele.

- O Abreu é uma página virada no Botafogo. Pode até voltar como treinador, presidente,  porque tem uma representatividade grande no clube. Todos nós respeitamos. Discordo frontalmente do que ele disse. Sempre afirmei que não houve problema tático, e sim técnico. Não estava rendendo, não estava fazendo gols como o Bruno Mendes fez e até o Seedorf fez. É fácil ir lá para o Uruguai, atrás da trincheira, e falar. Isso é uma das razões pela qual não voltou. Lá no Figueirense mostrou que não estava preparado para cumprir seu papel. Quase não jogou. Quando não quis a volta, não fui sozinho. Diretoria, comissão, jogadores... todos foram contra. Muitos gostam dele, mas julgam que ele não nos ajudaria. Pode ser que agora no Nacional (de Montevidéu) ele se condicione e volte a fazer um bom papel.

loco abreu oswaldo de oliveira botafogo bangu semifinal taça rio (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo) 
 
Oswaldo pediu para não comentar mais o assunto
Loco Abreu (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
 
O treinador acredita que o momento das declarações de Loco foi inapropriado e avisou que esta foi a última vez que falou sobre o atacante uruguaio. Oswaldo chegou a contestar o status do atacante, autor do gol do título estadual de 2010, de ídolo alvinegro.

- Acho que se valoriza demais isso em um momento inadequado, explorando a sensibilidade da torcida do Botafogo, que tem uma carência. É uma situação que poderia ser evitada. Peço que não se fale mais isso. É um assunto constrangedor. Reconheço ídolos como Garrincha, Túlio, Carlos Alberto, Gottardo, Gonçalves... esses foram grandes campeões. Sempre vou dizer que ele saiu porque não estava fazendo gols. Inclusive, em seu último jogo, que foi o nosso primeiro no Brasileiro, contra o São Paulo, o time fez quatro gols no segundo tempo depois que ele saiu e o Herrera entrou. Eu lamento é a saída do Herrera.

Loco Abreu chegou ao Botafogo em 2010 e marcou de pênalti, com cavadinha, no jogo que valeu o título do Carioca daquele ano, contra o Flamengo. Tornou-se ídolo da torcida, mereceu uma camisa especial (com a cor da celeste uruguaia e o escudo do Botafogo) e costurou o símbolo alvinegro na peça que usa por baixo do uniforme. O atacante perdeu espaço com a chegada de Oswaldo de Oliveira, em 2012, e declarava que não se encaixava no seu sistema de jogo. Foi emprestado ao Figueirense no meio do ano, mas teve desempenho apagado e marcado por seguidas lesões. Na volta, rescindiu seu contrato com o Botafogo, recebendo R$ 1,8 milhão, e se acertou com o uruguaio Nacional por dois anos.