Total de visualizações de página

Em campo ruim, Bota não sai do 0 a 0 com Bangu e ouve gritos para Loco

Após uma boa atuação na estreia no Campeonato Carioca, time encontra dificuldades para impor seu jogo e empata pela segunda rodada do Carioca

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • gramado
    que diferença...
    Após o tapete do Engenhão, o Bota encarou o campo de Moça Bonita. Ele tornou difícil o domínio de bola e obrigou o time a recorrer a lances aéreos.

  • deu certo
    Hugo
    O atacante do Bangu atazanou a defesa do Botafogo, fazendo tabelas com Alexandro e aproveitando os espaços deixados por Gilberto.

  • deu errado
    Gilberto
    O lateral, que foi bem na estreia, levou Oswaldo a berrar e pedir para cuidar mais da defesa. Bolívar foi quem mais sofreu, ficando exposto algumas vezes.

Sai o tapete do Engenhão, entra o irregular gramado de Moça Bonita. Sai a vitória convincente, entra o empate preocupante. Sai o futebol vistoso, entra a luta para ficar com a bola. Depois da boa estreia diante do Duque de Caxias, o Botafogo encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas, foi dominado no primeiro tempo, conseguiu a posse de bola no segundo, mas não saiu do 0 a 0 com o Bangu, pela segunda rodada da Taça Guanabara, na tarde desta quinta-feira. 

Insatisfeita com o desempenho do time, parte da torcida na arquibancada gritou "Uh! É o Loco", como forma de protesto contra Oswaldo de Oliveira. Durante a semana, o atacante deu entrevista dizendo que não continuou no Botafogo porque o técnico não queria sua presença. Oswaldo rebateu e disse que Loco tinha rejeição entre diretoria, comissão técnica e jogadores.

Além de precisar driblar o desnível do campo, o time alvinegro teve de se encontrar com uma nova escalação. O esquema 4-2-3-1 se manteve, mas quatro peças foram trocadas. O trio convocado para a seleção sub-20 (Dória, Jadson e Bruno Mendes) ocupou as vagas de Antônio Carlos, Renato, machucado, e Henrique, respectivamente. E Lima substituiu Márcio Azevedo, poupado.

- Não estamos muito acostumados a jogar nesse ambiente, com muito calor e campo ruim. Mas não é desculpa, tentamos de tudo para fazer o gol e agora vamos encarar o clássico (contra o Fluminense) com tudo - afirmou o zagueiro Dória, que falou sobre sua volta após o fracasso com a Seleção no Sul-Americano. - Fiz uma partida razoável, estou voltando bem e não levar gol foi o mais importante.

O resultado derruba o Botafogo para a terceira posição do Grupo A, com quatro pontos, dois a menos do que Vasco e Friburguense. O próximo compromisso é o clássico contra o Fluminense, às 19h30m de domingo, no Engenhão. O Bangu está em quinto lugar no Grupo B, com um ponto. No domingo, pega o Olaria na Rua Bariri, às 17h.

Bruno Mendes Botafogo x Bangu (Foto: Fernando Soutello / AGIF) 
 
Bruno Mendes reforçou o Bota após voltar da seleção brasileira sub-20 (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
 
Bangu explora avenida alvinegra
O começo do jogo deu a impressão de que algo poderia dar errado. Fellype Gabriel isolou um chute da entrada da área logo aos dois minutos. Com o tempo, o Bangu foi encontrando o caminho mais rápido para o gol: o lado esquerdo do ataque.
 
Surpresa na estreia pelo bom futebol apresentado, o lateral-direito Gilberto até se mostrou bem disposto no ataque, mas deixou espaço atrás. Melhor para Hugo. O atacante usou a velocidade para levar muito perigo, buscando sempre as bolas aéreas com Alexandro. Então Oswaldo de Oliveira fez o pedido à beira do campo: Gilberto precisaria segurar mais na defesa.

O recado parece não ter surtido muito efeito, já que Hugo continuava se insinuando naquela faixa do campo. Mas, assim como Bruno Mendes não conseguiu finalizar da melhor forma um cruzamento de Fellype Gabriel, Alexandro mandou para fora o lançamento de Mayaro. Ruim para os dois lados.

Oswaldo muda esquema tático
Na volta do intervalo, o enredo parecia repetido. Hugo aparecendo na frente pelo lado alvirrubro, e Fellype Gabriel chutando mal, torto, pelo lado alvinego. Foram 15 minutos iniciais sem bom futebol e mais erros no domínio da bola e finalizações - muito em função da irregularidade do gramado.

A mudança no repertório ocorreu na posse de bola. O Botafogo trocou mais passes e controlou o jogo. Faltava encaixar uma jogada. Oswaldo então resolveu trocar Lima por Julio Cesar, que fez a estreia, e mudar o esquema substituindo Fellype Gabriel por Henrique, passando a atuar com dois meias e dois atacantes. De nada adiantou.