Total de visualizações de página

Botafogo constrói placar no primeiro tempo: 3 a 0 no Duque de Caxias

Andrezinho, o estreante Bolívar e Antônio Carlos fazem os gols do Alvinegro, que estreia com vitória sem precisar de muito esforço

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • boa estreia
    Bolívar
    O zagueiro cometeu falha que quase resultou em gol para o Duque de Caxias no início do jogo, mas se recuperou, fez um gol e estreou com vitória.
  • deu certo
    Gilberto
    O jovem lateral-direito substituiu muito bem Lucas e mostrou ser uma boa opção para Oswaldo de Oliveira. Quase fez um golaço no segundo tempo.
  • deu errado
    Duque
    A estratégia inicial de ficar na defesa não deu certo. O time se mostrou frágil e só entrou em campo para jogar na etapa final, quando já perdia por 3 a 0.

O Botafogo não precisou fazer uma grande apresentação para derrotar com muita facilidade o Duque de Caxias, por 3 a 0, neste domingo, pela primeira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Andrezinho, o estreante Bolívar e Antônio Carlos fizeram os gols alvinegros, todos no primeiro tempo.

Oswaldo de Oliveira também promoveu a estreia do atacante Henrique, que teve atuação discreta, e do zagueiro Rodrigo Defendi, que entrou no fim para substituir Antônio Carlos. E ganhou uma opção para a lateral direita: Gilberto, de 19 anos, foi bem ao substituir Lucas.

- É importante sempre vencer na estreia, ainda mais vencer e convencer, como foi hoje (domingo). A equipe está de parabéns, até pelo pouco tempo de pré-temporada. No segundo tempo foi normal, até porque a perna pesa um pouco por causa do ritmo de treinamento. Temos que trabalhar agora para que possamos ter mais vitórias e boas atuações - afirmou Andrezinho.
Nem tudo foi boa notícia para o Botafogo no Engenhão, que recebeu 4.690 pagantes (6.630 presentes), com uma renda de R$ 119.710. Renato sentiu dores na coxa esquerda - a exemplo do que acontecera depois do jogo-treino contra o Macaé, há uma semana - e deixou o campo com uma bolsa de gelo no local.

O Alvinegro está empatado com o Vasco na liderança do Grupo A e na próxima rodada enfrenta o Bangu, às 17h de quinta-feira, em Moça Bonita. O Duque de Caxias está junto do Boavista na lanterna do Grupo B e recebe o Friburguense no Marrentão, às 17h de quarta.

Bolívar comemora gol do Botafogo contra o Duque de Caxias (Foto: Wagner Meier / Agif) 
 
Bolívar, ao centro, comemora com companheiros seu gol contra o Duque (Foto: Wagner Meier / Agif)
 
O Botafogo começou tomando conta do jogo, mas sem objetividade. O Duque de Caxias mal saía da defesa e, quando tentava, errava um passe, ou um jogador cometia um equívoco e perdia a posse da bola. O primeiro chute a gol só surgiu aos 17 minutos, no lado alvinegro, com Marcelo Mattos arriscando bem de fora da área. Em seguida, Bolívar foi fazer gracinha na defesa, e por pouco Charles Chade não abriu o marcador para a equipe da Baixada.

A equipe alvinegra tinha muitas dificuldades para furar o bloqueio defensivo adversário, mas ganhou um presente aos 24 e aproveitou: após escanteio, Sergio Raphael tirou muito mal de cabeça, e a bola sobrou para Andrezinho dominar e chutar para marcar, contando com desvio no mesmo zagueiro e enganando o goleiro Fernando. Não levou muito tempo para surgir o segundo. Aos 28, Andrezinho cobrou escanteio da direita, Fellype Gabriel desviou de cabeça, e Bolívar, livre no meio da área, cabeceou para jogar a bola na rede.

O Bota não fazia uma partida brilhante, mas tinha sua vida facilitada pelas constantes falhas da defesa tricolor. E, sem grandes esforços, o Botafogo - que perdera Renato, machucado - chegou ao terceiro, aos 34, em jogada ensaiada. Lodeiro cobrou falta para Fellype Gabriel, que seviu Andrezinho na área, pela direita. O cruzamento foi rasteiro e passou por dois jogadores alvinegros antes de Antonio Carlos completar para o gol vazio. Estava muito fácil, e o quarto esteve bem perto duas vezes com Henrique, numa furada na pequena área e depois em chute de dentro da grande área, e uma com Cidinho, em boa jogada pela esquerda.

Botafogo diminui o ritmo e esfria o jogo

O Duque de Caxias voltou para o segundo tempo com sua marcação bem adiantada e dificultou as saídas de bola do Botafogo. Mas não soube tirar proveito, criando poucas chances, a maior parte em chutes de longa distância. Já o Alvinegro parecia acomodado com a grande vantagem obtida e passou a aparecer no setor ofensivo com bem menos frequência. Quem mais parecia estar com vontade de buscar o quarto gol era o lateral-direito Gilberto, que quase fez um golaço, aos 19, em bela jogada individual.

O jogo ficou morno, num ritmo lento, e as oportunidades rareavam. Pelo menos, o time da Baixada já não se restringia à defesa e chegou perto do gol, aos 30, quando Charles Chade chutou de dentro da área, e Jefferson fez boa defesa. Nos minutos finais, o Botafogo procurou segurar a bola e o resultado, o que não representou tarefa das mais difíceis, já que o adversário já estava entregue há muito tempo.