Das cinco derrotas sofridas na temporada, quatro aconteceram no estádio. Time enfrenta a Ponte Preta, domingo, pelo Campeonato Brasileiro

Engenhão é considerado pelo Botafogo um ponto
forte (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
forte (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
O Botafogo trata o Engenhão como um ponto forte do time para a disputa do Campeonato Brasileiro. Fazer uma campanha boa em casa pode ser determinante para o sucesso na competição. No entanto, nesta temporada, o rendimento não é dos melhores. Tanto que das cinco derrotas sofridas em 2012, quatro foram no estádio (duas vezes Fluminense, Vitória e Cruzeiro), quase em sequência.
Na realidade, nos últimos cinco jogos disputados no local, o Botafogo venceu apenas um (São Paulo). Na Copa do Brasil, passou em branco nos três jogos no Engenhão. Domingo, às 18h30, o time volta ao palco para enfrentar a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro, em busca de uma vitória para engrenar na competição.
- Acho importante somar o máximo de pontos possível no Engenhão. Precisamos sempre vencer em casa para contarmos com o apoio dos torcedores no decorrer do Campeonato Brasileiro - comentou o volante Jadson, de 18 anos, recuperado das dores na coxa esquerda, que o tiraram do jogo com o Internacional.
Mais experiente do que o companheiro, Renato vai além. Bicampeão brasileiro com o Santos, ele lembra a necessidade de vitória sobre a Ponte Preta para valorizar os três pontos conquistados contra o Internacional, no Beira-Rio.
- Se a gente vencer, faz com que aquela vitória seja ainda mais valorizada. Precisamos nos manter na frente e não deixar que os primeiros colocados se distanciem na tabela - explicou Renato.
Este ano, o Botafogo conseguiu nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas no Engenhão, com 59% de aproveitamento. Para efeito de comparação, como mandante, o Vasco conquistou 76,9% dos pontos, o Flamengo, 70,8% e o Fluminense, 57,7%.