Treinador planeja como manter time competitivo em meio a mata-mata na Taça GB e longa viagem na Copa do Brasil
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Os próximos dias serão de importantes decisões a serem tomadas no Botafogo.
Ao mesmo tempo em que deixou a classificação para a semifinal da Taça Guanabara bem encaminhada, a vitória por 4 a 1 sobre o Madureira, na última quinta-feira, fez com que comissão técnica e diretoria iniciassem o planejamento para os importantes compromissos que vêm a seguir. Quase que simultaneamente à fase decisiva do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Alvinegro iniciará na próxima quarta-feira sua trajetória na Copa do Brasil enfrentando o São Raimundo, o que implica numa desgastante viagem a Santarém (PA).
O Botafogo seguirá viagem na noite da próxima segunda-feira e retornará ao Rio de Janeiro na tarde de quinta, com a certeza de desgaste a poucos dias da semifinal da Taça Guanabara, que pode acontecer no sábado (dia 13) ou quarta-feira (dia 17 de fevereiro). A incerteza quanto ao calendário e a certeza do desgaste preocupam o treinador com relação a mesclar, ou não, a equipe na partida contra o São Raimundo.
- No máximo até este sábado vamos definir o que será melhor para o Botafogo, e não para o Joel. Saberemos se viajam, ou não, todos os guerreiros. Mas se prevalecer o bom senso, não devemos disputar a semifinal no sábado, pois não teríamos tempo hábil para recuperação - disse o treinador, transmitindo um recado à Federação de Futebol do Rio de Janeiro, que em breve divulgará as datas dos confrontos.
Joel Santana também deu mostras de que pretende levar o que tem de melhor para o jogo contra o Resende neste domingo, embora o Botafogo precise apenas de um empate em casa para garantir classificação à semifinal. Herrera e Antônio Carlos cumprem suspensão automática, enquanto Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro estão pendurados.
- Nós temos uma vantagem importante, mas já vi muita coisa no futebol e sei que não estamos garantidos. Como vou ficar se decidir poupar e nós perdermos? Vou analisar com meus auxiliares e pensar em tudo o que a vida já me ensinou - disse.