Total de visualizações de página

Caio resolve para o Bota, que vence o Americano e larga bem na Taça Rio

Atacante faz dois gols e confirma a fama de talismã botafoguense

GLOBOESPORTE.COM
Campos, Rio de Janeiro




O Botafogo iniciou a Taça Rio do mesmo jeito que terminou a Taça Guanabara: vencendo. Neste sábado, o time do técnico Joel Santana fez 3 a 1 no Americano, em Campos, e aumentou ainda mais a empolgação de sua torcida, que está animada com o bom momento do time.

O grande herói foi o talismã Caio, que fez os gols da vitória. Marcelo Cordeiro fez o primeiro. Leandro Gomes fez para a equipe da casa. O Bota está com três pontos e já pula na frente dos outros concorrentes do Grupo B. O Americano está com zero.


Times acordam nos últimos 15 minutos do primeiro tempo

O duelo começou com o Botafogo tentando tomar as rédeas do jogo. A equipe do técnico Joel Santana apostava principalmente nas jogadas com os alas Marcelo Cordeiro e Jancarlos, que buscavam as bolas aéreas para os atacantes Loco Abreu e Herrera. Os donos da casa, no entanto, logo equilibraram a partida e passaram a levar mais perigo.

Aos 19, após cruzamento de Dudé da direita, Leandro Gomes, de cara para o gol, finalizou mas a bola subiu demais. O jogo seguiu arrastado, com muitos erros de passe, e foi novamente o Americano que chegou mais perto de abrir o placar. Aos 30 minutos, Rafinha recebeu na entrada da área e mandou uma bomba com o pé esquerdo. A bola passou rente à trave direita do goleiro Renan.

A partir deste lance, os times parecem ter acordado e a partida ganhou em emoção. Aos 32, em um contra-ataque, a bola sobrou para Herrera na esquerda e o atacante cruzou na direção de Loco Abreu. O uruguaio subiu mais do que o marcador e ajeitou na medida para Marcelo Cordeiro, que, de cabeça, mandou para o fundo do gol: 1 a 0. Mas, no minuto seguinte, o time de Campos chegou ao empate. Depois de uma cochilada da defesa, Leandro Gomes recebeu dentro da área pelo lado direito e bateu por baixo do goleiro Renan: 1 a 1.

Antes do intervalo, o Bota ainda teve a chance de voltar a ficar em vantagem no placar. Aos 38, Jancarlos levou para o meio e, de perna esquerda, cruzou para a área. Ninguém encostou na bola, que passou rente à trave direita do goleiro Fred, que saltou e não alcançou nada.

Talismã Caio marca em seu no primeiro lance

Na volta do vestiário, as equipes seguiram errando passes e com dificuldades de penetrar na defesa adversária. A primeira boa oportunidade foi do Americano, aos nove minutos. Leandro Sena recebeu dentro da área, nas costas da zaga, e chutou de primeira. Renan defendeu e mandou para escanteio. Um minuto depois, após cruzamento da direita, Paulo Henrique acertou a trave. A pressão era grande. Aos 12, Leandro Sena cruzou, Renan bateu na bola e ela ainda acertou o travessão antes de ir para fora.

A resposta do Botafogo foi na mesma moeda. Loco Abreu invadiu recebeu dentro área pela direita e mandou uma bomba, defendida pelo goleiro Fred. No rebote, Lucio Flavio pegou de primeira e acertou a trave e perdeu a chance. Era o ensaio. Aos 22, Caio, que havia entrado um minuto antes, recebeu ótimo passe em velocidade de Herrera e chutou com categoria na saída do goleiro: 2 a 1.

Ele não parou por aí. Aos 40, Caio recebeu bom passe de Lucio Flavio dentro da área e só deslocou o goleiro: 3 a 1. Foi o quinto gol do atacante no Campeonato Carioca. Entregue no jogo, o Americano ainda ficou com um homem a menos aos 44, quando o zagueiro Índio levou o cartão vermelho.

Ficha técnica:

AMERICANO 1 x 3 BOTAFOGO
Fred, Elson, Nirlei, Índio e Rafinha (Renatinho); Djair, Paulo Henrique (Jader), Dudé e Edinho; Leandro Sena (Itacaré) e Leandro Gomes. Renan, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Jancarlos (Somália), Leandro Guerreiro, Eduardo (Caio), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera (Renato) e Loco Abreu.
Técnico: Paulo Marcos. Técnico: Joel Santana.
Gols: Marcelo Cordeiro, aos 32, Leandro Gomes, aos 33 minutos do primeiro tempo; Caio, aos 22, e 40 minutos da segunda etapa.
Cartões amarelos: Nirlei, Djair, Paulo Henrique, Elson (AMC); Wellington, Jancarlos, Renato (BOT).

Cartão vermelho: Índio (AMC)

Estádio: Godofredo Cruz. Data: 27/02/2010. Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares: Michel Correia e José Ronaldo Braga.