Total de visualizações de página

Panorama do Bota tende a melhorar

LANCENET! mostra as melhorias do Alvinegro com o título

LANCEPRESS!



O Botafogo conquistou o título da Taça Guanabara quando ninguém imaginava. Agora, o Glorioso tentará evitar a final do Carioca e busca também conquistar a Taça Rio. Motivos não faltam para acreditar, afinal, para o segundo turno do Carioca, o panorama só tende a melhorar para o clube de General Severiano.

Conquistar a Taça Guanabara e a Taça Rio é mérito para poucos treinadores. Dos seis títulos do Campeonato Carioca de Joel Santana, o treinador conseguiu esta proeza em três oportunidades. Uma delas, inclusive, foi com o Botafogo, em 1997. Será que o comandante repete a dose este ano?

Reveja os gols que deram o título da Taça GB ao Botafogo

Botafogo vence o Vasco e levanta a Taça Guanabara

A ESTRELA DE JOEL SANTANA

Já é uma unanimidade. Com Joel Santana no comando, o Botafogo passou a ter uma nova cara e mostrou-se muito mais aguerrido e ambicioso. Não por menos, a grande maioria aponta o treinador como o principal responsável pelo título da Taça Guanabara.

Experiente, ele não quer dar sopa para o azar, e pretende faturar logo a Taça Rio, conquistando, automaticamente, o título carioca de 2010. Para isso, continuará dando carga máxima no returno.

– Só estamos na metade da competição. Ainda falta muito para a conquista final. A Taça Rio é um novo campeonato. O segundo turno será muito bom, motivante. Estou animado em participar disso – declarou o treinador.

Motivação extra para Joel, que poderá encostar em Flávio Costa, maior vencedor de Cariocas, com oito títulos. Papai Joel, atualmente, tem seis canecos.

PATROCINADORES

Somente a visibilidade da final da Taça Guanabara já trouxe aos cofres alvinegros um alívio financeiro. Apenas pela partida, especula-se que as empresas Hipermarcas e Banco Cruzeiro do Sul desembolsaram valores que, somados, chegam a algo perto de R$ 350 mil. Agora, com o caneco assegurado na sala de troféus de General Severiano, a tendência é que a marca Botafogo fique ainda mais exposta, fazendo, com isso, que o clube tenha grandes chances de obter um patrocínio fixo e rentável para o restante da competição e para a disputa do Campeonato Brasileiro deste ano.

Vale lembrar que, atualmente, o Glorioso não possui nenhum patrocinador. O último parceiro fixo foi a empresa Liquigás.

REFORÇOS

Com o título da Taça Guanabara, jogar no Botafogo se torna ainda mais atraente pelo grande destaque no Campeonato Carioca.

Já garantido na final da competição, o Alvinegro segue busca de contratações. Além de de Danny Morais e Sandro Silva, recém-chegados ao elenco alvinegro e que ainda não entraram em campo pelo Fogão, a cúpula de futebol está de olho em mais jogadores. Em breve, poderá trazer boas notícias ao já contente torcedor.

Entre os nomes mais fortes, surgem Macnelly Torres e Edno. No caso do primeiro, uma proposta inicial já foi feita e as negociações estão em andamento. Dentro do clube, a ordem é fazer todos os esforços possíveis pelo apoiador de 25 anos, convocado com frequência para a seleção colombiana.

Por sua vez, Edno não foi inscrito pelo Corinthians para a estreia na Libertadores e o atacante aparece com boas chances de pintar em breve.

CAIO

Xodó da torcida e amuleto da sorte de Joel Santana, o jovem atacante Caio poderá ter uma sequência maior de jogos pelo Botafogo na Taça Rio. Isso porque o uruguaio El Loco Abreu servirá à seleção de seu país e o promissor jogador, muito provavelmente, será seu substituto.

Tendo um histórico de entrar e sempre mudar o panorama das partidas, Caio espera agora conquistar de vez sua vaga na equipe alvinegra durante o segundo turno do Campeonato Carioca que virá pela frente.

– Espero melhorar ainda mais e me firmar na equipe do Botafogo. Vou começar como titular na Taça Rio, ainda mais porque o Loco Abreu está indo para a seleção uruguaia e não jogará na estreia no campeonato – destacou o atacante.

No que depender de sua eficiência, Joel Santana realmente ficará com uma pulga atrás da orelha por conta do jogador. Contra América, Madureira e Flamengo, por exemplo, deixou sua marca, sempre entrando no segundo tempo. Sendo que contra o time rubro e contra o Rubro-Negro, seus gols selaram a dramática vitória do time de General Severiano.

Aclamado em todos as partidas pela torcida alvinegra, Caio é uma das principais esperanças para o Glorioso conquistar a Taça Rio e se sagrar Campeão Carioca.

OS RENEGADOS

Aconquista do título da Taça Guanabara representou também a volta por cima de jogadores que vinham sendo perseguidos pela torcida alvinegra. São os casos dos volantes Fahel e Eduardo, do lateral-direito Alessandro e do apoiador Lucio Flavio. A tendência agora é que eles não sofram mais as pressões que vinham recebendo das arquibancadas e fiquem mais soltos dentro de campo.

No caso de Alessandro, por exemplo, a evolução já começou na partida contra o Vasco. O jogador foi um dos melhores em campo, combatendo com muita garra e apoiando com desenvoltura.

Vale lembrar que, em alguns jogos, uma faixa foi estendida pedindo a demissão desses jogadores pelo Botafogo.

TORCIDA

Durante a campanha da Taça Guanabara, a torcida do Botafogo ficou marcada pelos protestos contra o time e a diretoria, além de comparecer em número reduzido aos jogos da equipe. Porém, com a conquista do turno, a tendência é que o apoio volte ao elenco e a presença de alvinegros seja maciça nas partidas.

– É gratificante ver a torcida, antes do jogo, agradecer. Os torcedores do Botafogo vieram para o Maracanã confiantes na equipe. Há 28 dias estavam todos machucados com os resultados. Hoje, eles nos agradecem pelo que estamos fazendo. Isso é uma grande honra – vibra o técnico Joel Santana, principal responsável por selar o casamento entre o time do Botafogo e a torcida alvinegra.

ENGENHÃO

Em busca de consolidar seu planejamento e trazer de volta o torcedor às arquibancadas, o Botafogo vai usar a conquista da Taça Guanabara para incentivar o alvinegro a lotar o estádio e fazer valer a força de sua casa.

Além do incentivo extra das arquibancadas, a valorização do Engenhão também passa pela melhoria de suas instalações. Nos planos de Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, a meta é oferecer um estádio muito moderno e com ainda mais estrutura. Com o fechamento do Maracanã para obras até 2012, o Engenhão se torna uma grande fonte de renda para o Glorioso e o principal palco do futebol carioca.

Na Taça Rio, uma marcante presença da torcida pode chamar até mesmo a atenção de empresas que possam patrocinar o estádio por meio de banners, compra de camarotes, nomeação de setores ou o direito de batizar o Engenhão.

COPA DO BRASIL

Para o grupo alvinegro, a conquista da Taça Guanabara veio para provar que nada é impossível.

Derrotado no primeiro jogo da Copa do Brasil para o São Raimundo (PA) por 1 a 0, o Botafogo agora tem a chance de reverter a situação em casa e certamente, terá o total apoio da torcida no Engenhão.

Após o revés na competição nacional, o Glorioso mostrou toda sua força e apesar das desconfianças, eliminou o Flamengo nas semifinais do primeiro turno do Estadual e posteriormente, conseguiu se vingar do rival Vasco na decisão da Taça GB.

Para dar a volta por cima, certamente o treinador Joel Santana irá lembrar aos jogadores que o título só veio depois de muitas dificuldades. Agora, com a moral elevada, o Alvinegro promete muita disposição e sair de campo com a classificação garantida.

Entre as dificuldades encontradas no jogo de ida, os atletas fizeram uma autocrítica de suas atuações e desde então, mostraram que a derrota serviu para tirar algumas lições. Além disso, Joel Santana quer mais um troféu para sua coleção e a Copa do Brasil já possui um lugar reservado na estante do técnico.