Total de visualizações de página

Tsunami começa a atingir Japão

Japão está sob maior alerta de tsunami em 17 anos.

Tsunami é consequência de terremoto que atingiu o Chile.

Do G1, com informações de agências

A série de ondas originada no sismo na costa do Chile na madrugada de sábado (27) começou a atingir o Japão na madrugada deste domingo (28). De acordo com informações preliminares, as primeiras ondas são bem pequenas, abaixo do tamanho esperado. Essas ondas atingiram inicialmente as costas do isolado arquipélago de Ogasawara, a cerca de mil quilômetros de Tóquio. A informação é da agência de notícias Associated Press.

O Japão está neste momento sob o maior alerta de tsunami em 17 anos. Autoridades locais advertiram sobre a possibilidade de ondas de 3 metros ou mais em sua costa norte, no Oceano Pacífico. Pelo menos dez mil moradores do litoral receberam ordem para se deslocarem para locais mais altos, fora do alcance de eventuais ondas.

Yasuo Sekita, um representante da agência meteorológica japonesa, disse que o país deve se preparar para uma onda "muito grande". "Pode ser muito perigoso. Por isso, aconselho a todos que evitem as praias", avisou o representante.

Na Rússia, o alerta de tsunami levou ao deslocamento dos habitantes do litoral da península de Kamtchatka e das Ilhas Sakhalinas. A informações são da agência RIA Novosty, que cita fontes oficiais. São esperadas ondas de até dois metros.

O tsunami no Pacífico é uma conseqüência do terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27).

Na Nova Zelândia, as ondas chegaram no domingo (horário local). A exemplo do Havaí, atingido apenas marginalmente, não houve informação sobre danos.

O Chile foi atingido neste sábado (27) por um terremoto de magnitude 8,8, que matou ao menos 300 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.