Total de visualizações de página

Em momento de recuperação, Lucio Flavio chega a 200 jogos pelo Botafogo

Em quase cinco anos de altos e baixos, meia reconhece que precisa evoluir e evita fazer planos sobre seu futuro no clube

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro



Lucio Flavio faz gesto para celebrar seus 200 jogos pelo Botafogo A partida contra o Americano, inicialmente marcada para este domingo, será o início da trajetória do Botafogo em busca do título da Taça Rio. Mas para Lucio Flavio será também o marco de 200 partidas com a camisa alvinegra. O número expressivo chega num momento de recuperação, após um início de temporada que começou sob críticas, mas que no último domingo teve gosto de virada com a conquista da Taça Guanabara.

Lucio Flavio completa em 2010 sua quinta temporada no Botafogo – incluindo os seis primeiros meses de 2009 em que defendeu o Santos –, o que por si só representa algo raro no futebol atual. Até por isso, o meia se diz orgulhoso por fazer parte de um seleto rol de jogadores que criaram raízes e identificação em General Severiano.

- É uma marca significativa, e depois de uma conquista com a da Taça Guanabara, vale como um prêmio. É uma satisfação pessoal e profissional vestir a camisa do Botafogo. Fico muito feliz de atingir esse número logo após termos alcançado nosso primeiro objetivo na temporada - disse.

A longa passagem de Lucio Flavio pelo Botafogo é marcada por altos e baixos. Logo em seu primeiro ano de clube, o meia sofreu uma grave lesão no joelho, que o obrigou a ficar sete meses sem jogar, participando apenas de 12 partidas da vitoriosa campanha do Campeonato Carioca de 2006 – o último título conquistado. Mas a precisão nas jogadas de bola parada lhe rendeu o bom número de 60 gols pelo Alvinegro, sendo 12 em cobranças de falta (assista a uma delas no vídeo abaixo) e 22 de pênalti. O meia é ainda o maior artilheiro do Engenhão, com 20 gols no estádio.

Lucio Flavio sabe que está longe de ser unanimidade. Mas nem por isso desanima. Aos 31 anos, garante que tem ainda muito a dar pelo Botafogo, seja como forma de agradecimento ou por entender que a equipe depende muito de seus serviços para alcançar as metas que traçou para 2010.

- Sei que posso ter um rendimento melhor, principalmente na parte técnica. Venho trabalhando muito continuar a evoluir e ajudar o Botafogo, agradecendo àqueles que sempre confiaram em mim e me apoiaram.

Com contrato até o fim de 2010, Lucio Flavio lembra que ainda é cedo para falar em permanecer, ou não, no Botafogo. Mas sua intenção é terminar a temporada projetando tendo aumentado seus números com a camisa alvinegra – que atualmente são de 94 vitórias, 48 empates e 57 derrotas.

- Falar em futuro é complicado, porque vai muito do momento. Os resultados são muito importantes, pois se eles são positivos há menos desgaste entre torcida e atleta. Não sei o que vai acontecer, mas espero chegar ao fim do ano com mais 40 ou 50 jogos pelo Botafogo, terminando a temporada com uma marca ainda mais expressiva.