Total de visualizações de página

Com moral em alta, Botafogo estreia na Taça Rio contra o Americano

Equipe alvinegra entra em campo neste sábado, em Campos, motivada pela conquista da Taça Guanabara


GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

                        Contra o Americano, Lucio Flavio comemora 200 partidas pelo Botafogo

Quando estreou na Taça Guanabara, o Botafogo era considerado a quarta força do Rio de Janeiro. Pouco mais de um mês depois, a equipe estreia na Taça Rio numa condição completamente diferente. Comandado por Joel Santana e com grande motivação, o Alvinegro enfrenta o Americano, na cidade de Campos, neste sábado, após a conquista do primeiro turno do Campeonato Carioca. O canal PFC 4 transmite para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 19h30m (de Brasília).



O Botafogo deixou de lado a condição de azarão do Carioca e agora desponta como candidato ao título. Embora tenha garantido uma vaga na final, a equipe deseja encerrar o campeonato sem a necessidade da finalíssima, e por isso promete disputar a Taça Rio sem qualquer sinal de relaxamento. O primeiro desafio será contra o time de segunda pior campanha da Taça Guanabara, com apenas três pontos em sete partidas disputadas, à frente apenas do Duque de Caxias. O Americano teve a pior defesa do primeiro turno, com 20 gols sofridos.



Mas para Joel Santana, o Botafogo deve encarar a partida com a mesma seriedade com que venceu dois de seus grandes rivais em menos de cinco dias e, contra todos os prognósticos, levou o título da Taça Guanabara. Para o treinador, a responsabilidade a partir de agora será ainda maior.



- Vamos ter um pepino, porque eles vão querer ganhar do campeão. Não estou relaxado. Colocamos na cabeça da torcida que poderíamos vencer, e conseguimos. Agora temos um compromisso moral - destacou o técnico.

Jefferson e Antônio Carlos são desfalques e Loco Abreu é dúvida

Por motivo de força maior, Joel Santana não poderá repetir neste sábado a escalação que venceu por 2 a 0 o Vasco, no último domingo, e faturou o primeiro turno. O zagueiro Wellington será mantido no lugar de Antônio Carlos, que ainda se recupera de uma pancada sofrida no joelho esquerdo. O goleiro Jefferson foi preservado pelo departamento médico por ter tomado um remédio contra dor de cabeça que possui substância proibida, correndo o risco de ser punido por doping, e será substituído por Renan. Loco Abreu, que sente dores na região do glúteo esquerdo, pode dar lugar a Caio.

O confronto também marcará os 200 jogos de Lucio Flavio pelo Botafogo. O meia, que chegou ao clube em 2006 e teve uma passagem de seis meses pelo Santos em 2009, se diz satisfeito por atingir um número tão significativo logo após um título marcado pela superação do grupo.

- Acho que poucos jogadores que passaram pelo Botafogo nos últimos anos atingiram essa marca. Para mim é motivo de orgulho - disse.

A última vitória do Botafogo sobre o Americano em Campos aconteceu em 2005. Desde então, foram três partidas disputadas – duas pelo Campeonato Carioca e uma pela Copa do Brasil – com duas vitórias do time da casa e um empate. O time campista acabou eliminando o Alvinegro na competição nacional no ano passado.

Ficha técnica:

AMERICANO BOTAFOGO

Fred, Nirley, Leandro Dias, Elson e Rafinha; Leandro Leite, Jader, Paulo Henrique e Leandro Sena; Leandro Melina e Patrick. Renan, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu (Caio).

Técnico: Paulo Marcos. Técnico: Joel Santana.

Estádio: Godofredo Cruz, em Campos (RJ). Data: 27/02/2010. Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares: Michel Correia e José Ronaldo Braga.

Transmissão: O PFC 4, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 19h30m (de Brasília).