Total de visualizações de página

Em sua primeira decisão da semana, Botafogo recebe o Americano

Antes de enfrentar o Flamengo, na final da Taça Rio, Alvinegro tem compromisso importante pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Alexandre Cassiano/Globo
Motivado, Botafogo tenta deixar o Fla de lado para pensar no Americano Nas conversas entre os torcedores, o assunto dominante é a final da Taça Rio, que acontece neste domingo. Mas antes da partida contra o Flamengo, o Botafogo tem outro duelo para ser encarado como uma decisão.

A equipe recebe o Americano, nesta quinta-feira, no Engenhão, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, competição que é um dos grandes objetivos do Alvinegro na temporada. O SporTV transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 19h30m.

O Botafogo começa com a desvantagem de ter perdido por 2 a 1 o primeiro jogo, em Campos. Por isso, precisa vencer por 1 a 0 para se classificar para as oitavas-de-final. Caso faça 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. O vencedor do confronto enfrenta Ponte Preta ou Figueirense na próxima fase.

Botafogo garante foco na Copa do Brasil

Desde o início da semana, o grupo do Botafogo tem se desdobrado para deixar de lado a partida contra o Flamengo e pensar apenas no Americano. O discurso comum dá conta da importância da Copa do Brasil para o futuro do clube, mas sabe-se que é difícil fugir da lembrança de um clássico tão importante, que acontecerá três dias depois.

- A melhor coisa foi haver esse jogo contra o Americano no meio da semana, pois vai tirar muito da nossa ansiedade em relação à final de domingo. É melhor do que falar sobre o Flamengo a semana inteira - explicou o técnico Ney Franco.

É realmente difícil para o Botafogo esquecer o Americano. Até porque o Alvinegro não venceu o adversário nas duas vezes em que o enfrentou na atual temporada. Além da derrota no jogo de ida pela Copa do Brasil, houve empate em 2 a 2 no Engenhão, pelo Campeonato Carioca.

Jogo tem promoção de ingressos. Saiba como comprar!




O Botafogo, portanto, quer evitar um novo resultado negativo e assim, ter tranquilidade para trabalhar até a decisão da Taça Rio. Ney Franco reconhece que o ideal seria abrir boa vantagem ainda no primeiro tempo para dosar as energias pensando no Flamengo.

- Vamos impor um ritmo forte desde o início e se tivermos a competência de garantir uma vantagem, vamos administrar. Mas é uma partida em que não se pode errar. Se houver um tropeço, sairemos de forma precoce da competição.

Para fortalecer a ideia de que o Botafogo está com a cabeça apenas na Copa do Brasil, Ney Franco não teve dúvidas em optar por escalar a força máxima. Entrará em campo a mesma equipe que venceu por 4 a 0 o Vasco, no último sábado, na semifinal da Taça Rio. O zagueiro Emerson, que se machucou no jogo de ida contra o Americano, continua fora.

A novidade do Botafogo será Jean Coral. O atacante, recentemente contratado, foi inscrito na Copa do Brasil e ficará no banco de reservas na partida contra o Americano.

Americano naõ vai só defender

Toninho Andrade, técnico da equipe de Campos, garante que o Americano não atuará apenas na defesa. Ele já disse que o ataque do Botafogo não costuma passar em branco, o que obriga o seu time a também fazer gols para se classificar.

Ficha do jogo:

BOTAFOGO AMERICANO

Renan, Fahel, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões. Jefferson, Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Pirão, Renan, Eberson e Ernani; Diego Sales e Kieza.

Técnico: Ney Franco. Técnico: Toninho Andrade.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Data: 16/04/2009.

Árbitro: Djalma Beltrami (RJ).

Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ).

Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo para todo o Brasil.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 19h30m (de Brasília).