
RIO - Um árbitro novo e com fama de disciplinador será responsável por apitar o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca no próximo domingo, no Maracanã, às 16h.
Jogadores de Botafogo e Flamengo precisarão ficar atentos ao comportamento em campo. Na atuação mais marcante de Rodrigo Nunes de Sá este ano, na goleada do Vasco por 4 a 1 sobre o Botafogo, na fase de classificação da Taça Rio, ele distribuiu nada menos do que 16 cartões.
Naquela noite de quinta-feira, 12 de março de 2009, foram 13 amarelos e 3 vermelhos ao longo dos pouco mais de 90 minutos de bola em jogo. Rodrigo Nunes de Sá mostrou tolerância zero com faltas duras e reclamações. Chegou a ser criticado depois do jogo por excesso de rigor, mas também recebeu elogios. Os jogadores do Botafogo sentiram na pele o "peso da mão" de Rodrigo:
Emerson, Alessandro, Fahel, Léo Silva e Victor Simões receberam cartões amarelos; Gabriel e Diego, vermelhos. Os do Flamengo precisam estudar bem as imagens daquela partida, para saber como proceder, embora já o conheçam (ele apitou na vitória rubro-negra por 4 a 2 sobre o Madureira, em Edson Passos, e na ocasião não houve reclamações da arbitragem). Rodrigo também atuou na goleada do Botafogo sobre o Resende na Taça Rio.
" Achei um juiz muito atento, focado no jogo, com um critério que me agrada (Arnaldo César Coelho, comentarista da TV Globo) "
O sorteio para a final foi na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), na manhã desta quinta-feira. Com Rodrigo Nunes de Sá apontado para o primeiro jogo, caberá a Péricles Bassols Cortez conduzir o jogo final do campeonato, em 3 de maio, também no Maracanã.
Quem é o principal jogador do Flamengo?
E o do Botafogo? Vote aqui
Rodrigo Nunes de Sá faz parte da nova leva de juízes que a Ferj colocou em atividade numa renovação do quadro de arbitragem em 2008. A estreia em jogos nacionais foi em junho do ano passado. Ele tem tido atuações destacadas. Após dirigir Fluminense 0 x 0 Madureira, no Campeonato Carioca deste ano, recebeu o seguinte elogio do comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo César Coelho:
- Tive uma agradável surpresa com o novo árbitro Rodrigo Nunes de Sá. Achei um juiz muito atento, focado no jogo, com um critério que me agrada: deixar o jogo correr, de ter a coragem sem medo de perder o controle do jogo.