Total de visualizações de página

Em jogo de vida ou morte, Bota pega América na última rodada da Taça Rio

Glorioso precisa vencer e torcer por derrota de Olaria ou Fluminense para avançar às semifinais da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
cidinho botafogo (Foto: Fernando Maia/Globo)
 
O meia Cidinho será titular pela primeira vez
na equipe alvinegra (Foto: Fernando Maia/Globo)
 
É vencer ou ser eliminado. O Botafogo entra em campo, neste domingo, em São Januário, contra o já rebaixado América, sabendo que apenas a vitória lhe interessa. Qualquer outro resultado na partida que tem início às 16h (horário de Brasília) deixa o atual campeão carioca fora da competição. Além de derrotar o Diabo, o clube precisa ainda torcer para que Olaria ou Fluminense percam seus jogos. Assim, o Glorioso poderia se classificar no saldo de gols.

Atualmente, o Botafogo ocupa a terceira posição do Grupo B, com 11 pontos. O Fluminense é o líder da chave, com 14. O Olaria, segundo colocado, tem a mesma pontuação do Tricolor, mas saldo de gols pior (6 contra 5). Contudo, a missão do time das Laranjeiras é, teoricamente, mais fácil, já que enfrenta o Nova Iguaçu, que não aspira mais nada na competição. Por sua vez, o Olaria enfrenta o Vasco, que ainda tenta se garantir em primeiro no Grupo A.

O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Rodrigo Nunes de Sá, que terá os auxiliares Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.
header o que esta em jogo
 
América: já rebaixado para a Série B, o time entra em campo apenas para cumprir a tabela. Uma vitória sobre o Botafogo seria um resultado de honra para o Diabo.
Botafogo: o time alvinegro precisa vencer para ainda ter chance de seguir vivo na competição. Qualquer outro resultado elimina o Botafogo da Taça Rio e, consequentemente, do estadual.
header as escalações 2
América: o técnico Marcelo Buarque não pretende mudar a escalação do time titular que empatou com o Macaé na última rodada. A única mudança possível é a entrada de Emerson no lugar de Léo Oliveira, já que o volante sofreu uma leve entorse no joelho esquerdo e ainda é dúvida para o jogo. Com isso, o América deve entrar em campo com Paulo Wanzeler; Michel, Vitor, Arcelino e Assis; Léo Oliveira (Emerson), Leandro, Bruno Reis e Paulo Roberto; Hugo e Guilherme.
Botafogo: o técnico Caio Junior fará quatro mudanças em relação à equipe que empatou com o Avaí em casa. Os jovens Guilherme e Cidinho entram nas vagas, respectivamente, de Marcio Azevedo e Caio. Alessandro, com problema no tornozelo, dá lugar a Lucas. Somália será titular no lugar de Marcelo Mattos, que foi poupado. Com isso, o time deve entrar em campo com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, João Filipe e Guilherme; Arévalo, Somália, Cidinho e Everton; Herrera e Loco Abreu.


header fique de olho 2
América: Paulo Wanzeler fechou o gol na partida contra o Macaé. A bola só foi para a rede por uma falha da zaga, quando ele nada pôde fazer. O goleiro promete dificultar a vida dos alvinegros.

Botafogo: Cidinho faz sua estreia como titular do Botafogo depois de se destacar no estadual de juniores, competição na qual o clube foi campeão. O meia foi um dos artilheiros da equipe, ao lado de Jairo.

header o que eles disseram
Caio Junior, técnico do Botafogo: "A gente está tentando observar o América para tentar saber como eles vão entrar no jogo. Independente deles já estarem rebaixados, isso não influencia em nada.  O jogador vai querer terminar bem a competição, aparacecer e deixar uma boa imagem."

Guilherme, lateral do Botafogo: "É um time que já está rebaixado, mas ninguém pode ser bobo de achar que eles não vão querer crescer contra o Botafogo para mostrar serviço. A gente tem que se impor"
header números e curiosidades
* América e Botafogo não se enfrentam em São Januário há quase 25 anos. Na última vez, em 12 de julho de 1986, as equipes empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Carioca.

* O retrospecto entre América e Botafogo é equilibrado. Nos últimos 12 confrontos, foram seis vitórias do Alvinegro, cinco do Diabo e um empate, com 20 gols marcados pelo Bota e 18 pelo América.

* Uma partida entre América e Botafogo não termina empatada há 10 anos (ou 11 jogos). O último empate aconteceu em 11 de março de 2001, com o placar de 2 a 2 no Caio Martins.
header último confronto v2
 
Botafogo e América se enfrentaram pela última vez em 30 de janeiro de 2010. A partida válida pela Taça Guanabara terminou em 2 a 1 para o Alvinegro, de virada, com gols de Loco Abreu e Caio. Adriano marcou para o Diabo.