Alvinegro vive atualmente situação parecida com a de seis anos atrás. Daquela vez, Glorioso venceu quatro seguidas e liderou até a oitava rodada
Depois de participar de cinco finais seguidas do Campeonato Carioca, o Botafogo sequer chegou às semifinais da Taça Rio em 2011. Na Copa do Brasil, o empate em 1 a 1 com o Avaí na Ressacada, na noite de quarta-feira, determinou também a eliminação precoce do Alvinegro. O Glorioso passou por situação parecida em 2005, quando também ficou fora da disputa pelo título nas duas competições. As coincidências são várias e, naquela oportunidade, o tempo afastado fez bem para a equipe.
No dia 23 de março de 2005, o Botafogo ficou no empate em 3 a 3 com o Cabofriense no Maracanã. O resultado deixou o time na terceira posição no Grupo B da Taça Rio, atrás de Vasco e Volta Redonda e acabou com as chances de o clube de General Severiano conquistar o Campeonato Carioca. A campanha irregular acabou causando a demissão do técnico Paulo Bonamigo, substituído por Paulo César Gusmão.
Em 2011, o Botafogo trocou de técnico durante a Taça Rio, com a troca de Joel Santana por Caio Júnior e terminou novamente no terceiro lugar do Grupo B, atrás de Olaria e Fluminense.
Em 2011, o Botafogo trocou de técnico durante a Taça Rio, com a troca de Joel Santana por Caio Júnior e terminou novamente no terceiro lugar do Grupo B, atrás de Olaria e Fluminense.
Na Copa do Brasil de 2005, ainda sob o comando de Bonamigo, o Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o Paulista, em Jundiaí. Com PC Gusmão, no Maracanã, no dia 6 de abril, a equipe do interior de São Paulo arrancou um empate em 2 a 2, eliminando o Alvinegro. Neste ano, na eliminação para o Avaí, os resultados foram iguais (2 a 2 no Engenhão e 1 a 1 na Ressacada).
O período sem competições oficiais, no entanto, acabou ajudando o Botafogo no início de sua caminhada no Campeonato Brasileiro de seis anos atrás. O Alvinegro estreou 18 dias após a eliminação e venceu o Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 0. Foram quatro vitórias seguidas e o Glorioso dividia a liderança ao lado de Fluminense. O fim da invencibilidade veio na quinta rodada, com uma derrota para o Goiás no Serra Dourada.
Porém, uma vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR na Ilha do Governador recolocou o Botafogo na liderança do Brasileiro. Foram quatro semanas no topo da tabela. Na nona rodada, uma derrota por 1 a 0 para o Figueirense, no Luso-Brasileiro. Fluminense e Ponte Preta assumiram a ponta. O Alvinegro teve uma sequência de quatro derrotas seguidas e perdeu contato com o grupo da frente, acabando na décima posição.
Em 2011, o Botafogo terá de esperar mais de um mês até a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, em São Paulo, no dia 22 de maio.