Total de visualizações de página

Botafogo coloca calculadora debaixo do braço para buscar classificação

Clube tem que vencer, torcer por derrota de Olaria ou Fluminense e ainda tirar diferença no saldo de gols

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Caio Junior Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com) 
Caio quer que seu time esqueça outros jogos e pense
só no América (Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
O Botafogo tem uma missão nada fácil neste domingo. O time alvinegro precisa não só vencer o América, como também torcer contra Fluminense e Olaria para buscar uma das vagas na semifinal da Taça Rio. Além disso, a equipe tem que fazer contas para superar um dos rivais também no saldo de gols. Por isso, o clube vai jogar com a calculadora nas mãos.

Atualmente, o Glorioso tem 11 pontos e está na terceira posição do Grupo B, com saldo de gols 3. O Tricolor é o líder da chave, com 14 pontos e saldo 6. Com o mesmo número de pontos da equipe das Laranjeiras, mas um gol a menos no saldo, o Olaria ocupa a segunda posição. 

Para superar o Fluminense, o Botafogo tem que vencer o América por três gols de diferença. Assim, o Nova Iguaçu só precisaria derrotar o Tricolor por 1 a 0. Caso o time da Baixada vença por dois gols, a equipe alvinegra também só teria que marcar dois a mais que o Diabo no confronto deste domingo.

Em relação ao Olaria, a situação é um pouco menos complicada. Se o rival perder para o Vasco, o Botafogo garante a classificação caso vença o América por dois gols de diferença. A diferença mínima também pode levar o clube à semifinal desde que marque tantos gols em seu jogo quanto o Olaria no dele (por exemplo: Botafogo 2 x 1 América e Vasco 3 x 2 Olaria). Assim, superaria o adversário no critério de gols marcados (até o momento, o Glorioso marcou 10 contra 9 do adversário).

Matematicamente, o Duque de Caxias, quarto colocado, com 11 pontos, também tem chance de se classificar. Contudo, para isso acontecer, teria que golear o Boavista, em Bacaxá, e torcer por tropeços de dois de seus concorrentes.

- Acho melhor que o placar nem fique mostrando os resultados dos jogos. A gente tem que entrar em campo pensando só em vencer o América e fazer o nosso. Depois, a gente vê. Espero que dê tudo certo - disse o lateral-esquerdo do Botafogo Guilherme.

Todas as partidas que envolvem times que ainda brigam por vagas na semifinal da Taça Rio têm início às 16h (horário de Brasília).