Mauricio Assumpção participa de ciclo de palestras na Casa do Saber
Sorteado, Luis Guilherme recebeu a camisa especial do Garrincha (crédito: Júlio Gracco / BFR)Um debate de alto nível entre apaixonados pelo futebol carioca. Na plateia, dividida meio a meio entre botafoguenses e torcedores de outros clubes, a rivalidade deu uma trégua. O interesse maior era saber mais sobre o atual modelo de gestão do Botafogo, clube de vanguarda nas ações comerciais/marketing e administrador do principal palco esportivo do Rio de Janeiro nos próximos anos, o Estádio Olímpico João Havelange. Cartola da vez do ciclo de palestras gratuitos promovidos pela Casa do Saber, o presidente Mauricio Assumpção mostrou na noite desta segunda-feira como se equilibram paixão e poder, os desafios de gerenciar um trabalho complexo que envolve sete sedes e ressaltou o trabalho de formiguinha que vem sendo implementado, com planejamento focado nos próximos 20 anos.
Em palestra moderada pelo jornalista Marcelo Barreto, Assumpção participou da mesma palestra que a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, e o presidente do Vasco, Roberto Dinamite. Para fechar o ciclo, resta apenas Peter Siemsen, presidente do Fluminense.
Ao encerrar seu sonho de ser jogador de futebol por entrar em conflito com a odontologia, Assumpção sempre manteve a chama acesa, sabia que um dia seria dirigente do clube. A oportunidade veio. Como presidente, casou as experiências na carreria que optou com o sua paixão de sempre pelo futebol, o que explica a sua obsessão pelo profissionalismo de todos os departamentos do clube.
"Trouxe para o clube as minhas experiências de vida, especialmente a docência. Evolui muito, passei a lidar de uma maneira diferente com as pessoas. Comecei a ver tudo em ângulos diferentes. Sou muito chato, cobro muito. Mas o que marca o meu trabalho são os profissionais que tenho ao meu lado, todos competentes. Não dizem 'amém' para tudo o que falo, opinam, questionam, me ajudam a procurar a melhor solução", observou.
Ao assumir o Botafogo, Assumpção destacou o trabalho inicial, que passou a ser uma meta constante: a redução dos custos operacionais. A economia passou a ser revertida em melhorias nas sedes, vide os 10.00m² de obras realizadas em pouco mais de dois anos. Em evidência, a sede de Mourisco Mar, que era deficitária e carecia de investimentos. Atualmente passa por reformas para abrigar a churrascaria Fogo no Chão, o que vai proporcionar também novas piscinas para as equipes de natação e polo aquático. O clube também receberá aluguel, quantia que será aplicada em investimentos. "É uma filosofia que nós temos. Tornar todas as vice-presidências e sedes autosustentáveis", afirmou.
Assumpção também anunciou, em primeira mão, que os sócio-torcedores e proprietários do Botafogo terão fila preferencial na compra dos ingressos para o show do ex-beatle Paul McCartney, previsto para se realizar no Estádio Olímpico João Havelange em maio. "O Botafogo vai servir de exemplo para outras arenas do Brasil e do mundo", encerrou.
À vontade na palestra, Assumpção contou as curiosidades da vida de um presidente, da sua vida particular e histórias do tempo em que era apenas torcedor, sempre com bom-humor. Ao término da palestra, sorteou uma camisa especial retrô de Garrincha entre os presentes. Luis Guilherme foi o agraciado. Ele não é alvinegro, mas depois da palestra e da camisa, quem sabe não repensa a escolha?
Júlio Gracco