Botafoguense já fez 54 cobranças a gol, enquanto os jogadores de Atlético-PR e Grêmio tem um aproveitamento superior
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Se a bola parada decide os jogos mais complicados, nada como ter cobradores da categoria de Juninho, do Botafogo, Paulo Baier, do Atlético-PR, e Souza, do Grêmio, no time. Cada um já fez três gols de falta no Campeonato Brasileiro deste ano. Não por acaso, o Alvinegro carioca e o Furacão foram as equipes, ao lado do Santos, que mais balançaram a rede desta forma: quatro vezes. O Tricolor gaúcho, empatado em segundo lugar com o Avaí, marcou três, todos de Souza.
O zagueiro botafoguense é o jogador que mais vezes finalizou a gol nas cobranças de falta, totalizando 54 chutes. O segundo colocado desta lista já viveu dias de glória como um especialista no assunto nos tempos em que atuava pelo Corinthians. Mas, hoje em dia no Santo André, Marcelinho Carioca já arriscou 36 cobranças de falta e fez apenas um gol, curiosamente contra o Timão.
ESTATÍSTICAS: confira os números atualizados do Brasileirão de 2009
Marcelinho Paraíba, do Coritiba, já fez 29 cobranças diretas, mas parece estar com o pé meio descalibrado, já que não marcou sequer um golzinho assim. Para compensar, ele é o artilheiro do Brasileirão com 11 gols. O gremista Souza arriscou 22 faltas, Marquinhos, do Avaí, 20, fazendo um gol, e Paulo Baier tentou 15 vezes.
Se falarmos de precisão, Juninho, o que mais bateu faltas diretamente, acaba ficando para trás com seus 5,5% de aproveitamento. Paulo Baier tem um percentual impressionante de 20%, enquanto Souza conta com uma precisão de 13,6% (assista à cobrança perfeita do atleta tricolor contra o Atlético-MG). Para finalizar os maiores batedores, Marquinhos chega a 5% e Marcelinho Carioca a 2,7%.
Atletas que mais bateram faltas a gol Gols de falta por equipe
Juninho (Botafogo) 54 Atlético-PR, Botafogo e Santos 4
Marcelinho Carioca (Santo André) 36 Avaí e Grêmio 3
Marcelinho Paraíba (Coritiba) 29 Corinthians e Cruzeiro 2
Souza (Grêmio) 22 Barueri, Flamengo, Goiás, Náutico, Santo André, São Paulo, Sport 1
Marquinhos (Avaí) 20 Atlético-MG, Coritiba, Fluminense, Internacional, Palmeiras e Vitória 0