Total de visualizações de página

Afastado por indisciplina, Jônatas não vai ao Equador. Eduardo também fica no Rio

Afastado por indisciplina, Jônatas não vai ao Equador. Eduardo também fica no Rio
Volante discute com dirigente e é cortado da delegação da Sul-Americana. Gerente de futebol pode deixar o Botafogo, e Estevam Soares é mantido

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro



A derrota por 3 a 1 para o Vitória no Engenhão, na noite deste domingo (assista aos principais lances no vídeo ao lado), provocou reações internas imediatas no Botafogo.

Após discutir asperamente com o com o coordenador de futebol do clube, Márcio Touson, ainda no vestiário do estádio, Jônatas foi cortado da delegação que viaja para Guaiaquil, onde o Alvinegro enfrenta o Emelec nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O mesmo acontecerá com Eduardo, um dos principais alvos dos torcedores, que protestaram fortemente ao fim da partida - alguns chegaram a invadir o estádio.

Jônatas, inclusive, viajaria para o Equador separadamente da maior parte da delegação e junto de alguns membros da comissão técnica. Como o jogador não tem passaporte válido, seguiria num voo que faz escala na América do Sul, já que para este trajeto há apenas a exigência do documento de identidade. O restante do grupo segue no início da tarde desta segunda-feira num avião que faz escala no Panamá, na América Central.

Outros desfalques da equipe são o meia Renato e o atacante Reinaldo. Ambos se recuperam de problemas musculares e vêm sendo preparados para o jogo contra o vice-líder Goiás, domingo, às 16h, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro.



Anderson Barros está perto de deixar o clube


Outra mudança deve atingir a diretoria do Botafogo. É praticamente certa a saída do gerente de futebol, Anderson Barros. Contestado por forças políticas dentro do Alvinegro, ele vinha sendo sustentado com o argumento de que qualquer alteração neste momento poderia tornar ainda mais conturbado o ambiente em General Severiano.

No entanto, alguns dirigentes acreditam que o próprio Anderson Barros sinta que agora não há mais clima para a sua permanência, e assim entregue o cargo. Ele, inclusive, não viajará para Guaiaquil, ao contrário do que estava inicialmente programado.

O técnico Estevam Soares também está mantido, pelo menos até a partida contra o Emelec - com a vitória por 2 a 0 no jogo de ida, o Botafogo só será eliminado se perder por três ou mais gols de diferença, ou na decisão por pênaltis, caso os equatorianos repitam o placar do confronto no Rio de Janeiro.

Existe o consenso no clube de que não há motivo para uma troca de treinador às vésperas de uma partida decisiva. No entanto, a permanência de Estevam deverá estar diretamente relacionada ao desempenho da equipe na próxima rodada do Brasileirão.