Total de visualizações de página

Com visita de Manga, Botafogo une três gerações de goleiros em Guaiaquil

Mito da camisa 1 alvinegra visita delegação no Equador e recebe homenagem do clube

Gustavo Rotstein
Direto de Guaiaquil, Equador



Fora do país e perto de disputar uma partida sob pressão, o Botafogo recebeu no Equador uma companhia que significou motivação e reencontro com sua história vitoriosa. Manga, que integrou um dos maiores times do Alvinegro em todos os tempos, visitou e emocionou o grupo em Guaiaquil, nesta terça-feira (veja o vídeo).

Convidado pela diretoria do Botafogo, Manga, que mora no Equador há 30 anos, almoçou com os jogadores. Apresentado pelo presidente Maurício Assumpção, o ex-goleiro recebeu uma salva de palmas do elenco e logo foi tratado como ídolo, principalmente por Wagner, Jefferson e Castillo, unindo três gerações da camisa 1 alvinegra.

- Vou colocar minha foto com o Manga lá no meu quiosque, em Niterói. Vale tanto quanto os meus troféus - disse o preparador de goleiros Wagner, que também conquistou títulos importantes pelo Botafogo.

Manga, que tem 72 anos e atualmente faz parte da comissão técnica do Barcelona de Guaiaquil, também se emocionou ao reencontrar o clube que defendeu por dez anos e pelo qual foi muitas vezes campeão.

- Minha felicidade neste momento é muito grande, pois há muito tempo não via a camisa do Botafogo tão de perto. Fica difícil falar qualquer coisa, pois é um clube pelo qual tenho muito carinho e onde nunca tive problemas, somente alegrias - disse.

Atual titular do gol alvinegro, Jefferson soube pelo preparador Wagner que Manga tinha histórias folclóricas e frases de impacto. Nma delas, dizia que, contra o Flamengo, o “bicho” era certo, referindo-se às vitórias do grande time do Botafogo diante do rival na década de 60.

- Era uma brincadeira, mas a torcida gostava e quase sempre o Botafogo vencia mesmo - relembrou Manga.


Castillo fala sobre fama de Manga no Uruguai, e diretoria promete mais homenagens


Até mesmo o uruguaio Castillo tem a consciência da importância de Manga para o futebol. Não apenas em relação ao Botafogo, mas pela história que o goleiro fez no Nacional de Montevidéu.

- Ele ganhou todos os títulos possíveis no Nacional, teve uma passagem marcante pelo clube e até hoje é apreciado no Uruguai por tudo que fez.

Titular do Botafogo na partida contra o Emelec, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, Jefferson disse que a presença de Manga ao lado do grupo alvinegro é uma inspiração importante.

- É uma honra estar ao lado de uma pessoa que fez história no Botafogo. Quero pegar um pouco dessa força positiva e levar para campo amanhã.

O presidente Maurício Assumpção entregou uma camisa do Botafogo a Manga, mas disse que a ideia é estreitar ainda mais os laços do clube com o ex-goleiro.

- Nossa intenção é criar a reprodução da camisa do Manga, como uma forma de homenagem. Esperamos que ele vá mais vezes ao Brasil, pois gostaríamos de tê-lo sempre por perto.