Gustavo Rotstein
O Botafogo tem uma campanha medíocre nos jogos disputados no Engenhão em 2009. No entanto, no dia em que enfrenta o Emelec, do Equador, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, pode usar como motivação o fato de jamais ter perdido para equipes estrangeiras em seu estádio.
Foram quatro partidas disputadas no Engenhão contra equipes de fora do Brasil, com três vitórias e um empate, sendo que em três oportunidades pela Copa Sul-Americana. Em 2007, o Botafogo venceu por 1 a 0 o River Plate da Argentina (gol de Joilson). No ano seguinte, fez 3 a 1 no América de Cáli (dois de Wellington Paulista e um de Carlos Alberto), além de 2 a 2 com o Estudiantes, da Argentina (gols de Lucio Flavio e Andre Luis).
O Alvinegro ainda venceu por 4 a 0 Viking, da Noruega, no dia 16 de janeiro do ano passado, em partida pela Copa Peregrino, um torneio amistoso. Os gols foram marcados por Jorge Henrique, Lucio Flavio, Alessandro e Edson.
Outra estatística favorável é que o Emelec perdeu as seis partidas oficiais que disputou no Brasil, todas pela Libertadores: em 1995, duas vezes para o Grêmio (4 a 1 e 2 a 0) e uma para o Palmeiras (2 a 1); em 2000, para o Atlético-PR (1 a 0); em 2001, para o Cruzeiro (2 a 0); em 2007, para o Internacional (3 a 0).