Em mau momento no Brasileiro, Alvinegro tenta administrar boa vantagem jogando fora de casa, nesta quarta-feira
Gustavo Rotstein
Direto de Guaiaquil
Por mais que seja difícil, o Botafogo vai precisar esquecer o 'inferno' vivido no Campeonato Brasileiro e buscar a sua face boa. E, por enquanto, ela tem aparecido no 'paraíso' Copa Sul-Americana, pela qual a equipe enfrenta o Emelec, nesta quarta-feira, no confronto de volta das oitavas de final. Na partida, que acontecerá no Estádio George Capwell, em Guaiaquil, o Alvinegro poderá perder por um gol de diferença, que ainda assim conquistará a classificação. A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o SporTV 2 (para todo o Brasil) transmitem o jogo ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h50m (de Brasília).
Na primeira partida, o Botafogo venceu por 2 a 0 no Engenhão, o que dá a ele a vantagem do empate e da derrota por um gol. Caso o Emelec vença pelo mesmo placar que perdeu no jogo de ida, a decisão será nos pênaltis. O Alvinegro também avançará se perder por dois gols, mas balançando a rede adversária (3 a 1, 4 a 2, 5 a 3 e assim por diante). Nas quartas de final, o ganhador do confronto enfrentará contra Goiás ou Cerro Porteño, do Paraguai.
A Copa Sul-Americana tem proporcionado os raros momentos de alegria para o Botafogo nas últimas semanas. Ainda sem vencer nas últimas 11 rodadas do Brasileirão, o Alvinegro permanece invicto no torneio internacional, com duas vitórias e um empate em três partidas. A expectativa é também manter-se distante do clima pesado que está presente em General Severiano desde a derrota por 3 a 1 para o Vitória, no último domingo, quando membros de uma torcida organizada tentaram invadir o vestiário do Engenhão com o objetivo de agredir alguns jogadores.
Mas mesmo com a cabeça tranquila, o Botafogo sabe que não pode se deixar levar pela vantagem conquistada em casa. A expectativa é de que o Estádio George Capwell esteja lotado, com cerca de 20 mil torcedores exercendo pressão do início ao fim. Por isso, mais do que nunca, será necessária frieza para fazer valer o bom resultado da primeira partida.
- O Emelec será obrigado a atacar, ao contrário do que aconteceu na primeira partida, e por isso poderemos ter espaços. Precisaremos ter tranquilidade, reforçar a marcação e manter a posse de bola, mas sem perder a ofensividade nos contra-ataques. Se marcarmos um gol aqui, ficaremos em ótima condição - avaliou o técnico Estevam Soares.
Estevam tem duas dúvidas
O único treino que o Botafogo realizou em Guaiaquil deixou duas dúvidas sobre a escalação da equipe. Juninho e Thiaguinho sentiram dores musculares, mas devem atuar. Caso contrário, Diego e Teco disputarão uma vaga na defesa, e Diego também poderá ser improvisado na lateral esquerda. Renato, que foi o destaque do Alvinegro na primeira partida, não joga por causa de uma lesão, assim como o atacante Reinaldo e o lateral Gabriel. Afastados por indisciplina, Jônatas e Eduardo nem viajaram para o Equador.
No Emelec, o discurso é da certeza de uma partida difícil, mas a vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Quito, no último domingo, pelo Campeonato Equatoriano, deu novo ânimo à equipe. Um dos reservas utilizados naquela partida, Marcos Caicedo marcou um gol e pode ganhar uma chance no ataque.
EMELEC
BOTAFOGO
Elizaga, Carlos Quiñónez, Fleitas, Mina e Aguirre; José Quiñónez, Quiroz, Pérez e Raponi; Peirone e Rojas (Caicedo). Jefferson, Emerson, Juninho (Teco) e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio e Thiaguinho (Diego); Victor Simões e André Lima.
Técnico: Gabriel Perrone. Técnico: Estevam Soares.
Estádio: George Capwell.
Data: 30/09/2009.
Árbitro: Victor Rivera (Peru).
Auxiliares: Luis Abadie e Cesar Escano (Peru).
Transmissão:
O SporTV exibe a partida ao vivo para os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h15m (de Brasília).