Total de visualizações de página

Na busca por reencontrar sua face boa, Botafogo enfrenta Emelec em Guaiaquil


Em mau momento no Brasileiro, Alvinegro tenta administrar boa vantagem jogando fora de casa, nesta quarta-feira

Gustavo Rotstein
Direto de Guaiaquil

Por mais que seja difícil, o Botafogo vai precisar esquecer o 'inferno' vivido no Campeonato Brasileiro e buscar a sua face boa. E, por enquanto, ela tem aparecido no 'paraíso' Copa Sul-Americana, pela qual a equipe enfrenta o Emelec, nesta quarta-feira, no confronto de volta das oitavas de final. Na partida, que acontecerá no Estádio George Capwell, em Guaiaquil, o Alvinegro poderá perder por um gol de diferença, que ainda assim conquistará a classificação. A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o SporTV 2 (para todo o Brasil) transmitem o jogo ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h50m (de Brasília).

Jogadores do Botafogo durante o único treino que fizeram em Guaiaquil, nesta terça-feira

Na primeira partida, o Botafogo venceu por 2 a 0 no Engenhão, o que dá a ele a vantagem do empate e da derrota por um gol. Caso o Emelec vença pelo mesmo placar que perdeu no jogo de ida, a decisão será nos pênaltis. O Alvinegro também avançará se perder por dois gols, mas balançando a rede adversária (3 a 1, 4 a 2, 5 a 3 e assim por diante). Nas quartas de final, o ganhador do confronto enfrentará contra Goiás ou Cerro Porteño, do Paraguai.

A Copa Sul-Americana tem proporcionado os raros momentos de alegria para o Botafogo nas últimas semanas. Ainda sem vencer nas últimas 11 rodadas do Brasileirão, o Alvinegro permanece invicto no torneio internacional, com duas vitórias e um empate em três partidas. A expectativa é também manter-se distante do clima pesado que está presente em General Severiano desde a derrota por 3 a 1 para o Vitória, no último domingo, quando membros de uma torcida organizada tentaram invadir o vestiário do Engenhão com o objetivo de agredir alguns jogadores.

Mas mesmo com a cabeça tranquila, o Botafogo sabe que não pode se deixar levar pela vantagem conquistada em casa. A expectativa é de que o Estádio George Capwell esteja lotado, com cerca de 20 mil torcedores exercendo pressão do início ao fim. Por isso, mais do que nunca, será necessária frieza para fazer valer o bom resultado da primeira partida.

- O Emelec será obrigado a atacar, ao contrário do que aconteceu na primeira partida, e por isso poderemos ter espaços. Precisaremos ter tranquilidade, reforçar a marcação e manter a posse de bola, mas sem perder a ofensividade nos contra-ataques. Se marcarmos um gol aqui, ficaremos em ótima condição - avaliou o técnico Estevam Soares.

Estevam tem duas dúvidas

O único treino que o Botafogo realizou em Guaiaquil deixou duas dúvidas sobre a escalação da equipe. Juninho e Thiaguinho sentiram dores musculares, mas devem atuar. Caso contrário, Diego e Teco disputarão uma vaga na defesa, e Diego também poderá ser improvisado na lateral esquerda. Renato, que foi o destaque do Alvinegro na primeira partida, não joga por causa de uma lesão, assim como o atacante Reinaldo e o lateral Gabriel. Afastados por indisciplina, Jônatas e Eduardo nem viajaram para o Equador.

No Emelec, o discurso é da certeza de uma partida difícil, mas a vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Quito, no último domingo, pelo Campeonato Equatoriano, deu novo ânimo à equipe. Um dos reservas utilizados naquela partida, Marcos Caicedo marcou um gol e pode ganhar uma chance no ataque.

EMELEC
BOTAFOGO

Elizaga, Carlos Quiñónez, Fleitas, Mina e Aguirre; José Quiñónez, Quiroz, Pérez e Raponi; Peirone e Rojas (Caicedo). Jefferson, Emerson, Juninho (Teco) e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio e Thiaguinho (Diego); Victor Simões e André Lima.

Técnico: Gabriel Perrone. Técnico: Estevam Soares.

Estádio: George Capwell.

Data: 30/09/2009.

Árbitro: Victor Rivera (Peru).

Auxiliares: Luis Abadie e Cesar Escano (Peru).

Transmissão:

O SporTV exibe a partida ao vivo para os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h15m (de Brasília).