Total de visualizações de página

Botafogo comemora 16 anos do título da Conmebol, 'embrião' da Sul-Americana


'A competição não era tão badalada, mas foi muito comemorada por nós', lembra o preparador de goleiros Wagner, que fazia parte do grupo

Gustavo Rotstein
Direto de Guaiaquil

A torcida alvinegra comemora nesta terça-feira os 16 anos de um dos títulos mais emocionantes da história do Botafogo, o da Copa Conmebol de 1993. Era a segunda edição da competição, que foi extinta em 1999, ano em que perdeu prestígio devido ao surgimento da Copa Mercosul, lançada na temporada anterior. Em 2002, a Mercosul deu lugar à Copa Sul-Americana.

O goleiro Wagner chegou ao Botafogo justamente em 1993 e participou do grupo nas finais contra o Peñarol. O titular era William, sob o comando do técnico Carlos Alberto Torres.

- A competição não era tão badalada, mas foi muito comemorada por nós. Havia muito tempo que o Botafogo não conquistavam um título internacional e nós vencemos uma equipe que na época era uma das melhores do continente. A Conmebol até hoje é muito lembrada pelos botafoguenses – lembra Wagner, atualmente integrante da comissão técnica.

No primeiro jogo da decisão, empate em 1 a 1 no Uruguai. No segundo, no Maracanã, 2 a 2 e vitória alvinegra nos pênaltis (3 a 1).

Os alvinegros jogaram a final com William, Perivaldo, André, Cláudio e Clei (Eliomar); Nelson, Suélio, Aléssio (Marco Paulo) e Marcelo; Sinval e Eliel.

A dupla de ataque fez os dois gols alvinegros do tempo normal, cada um com um gol de falta. Nos pênaltis, marcaram Suélio, Perivaldo e André.

Antes de chegar à decisão, o Botafogo eliminou, pela ordem, Bragantino, Caracas e Atlético-MG.