Total de visualizações de página

Na reta final do Brasileirão, matemática prova que só os mais fortes sobrevivem

Na reta final do Brasileirão, matemática prova que só os mais fortes sobrevivem
Cálculos do professor Tristão Garcia mostram que briga pelo título e por vaga na Libertadores ficam entre Palmeiras, Goiás, São Paulo, Inter e Galo

Rafael Cardoso

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro serviu para separar de vez os "homens" dos "meninos". Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela, a disputa ficou muito mais restrita. Não há mais tempo para os "cavalos paraguaios" na classificação.

Na briga pelo título e por uma vaga na Libertadores da América em 2010, os números indicam que são cinco times para quatro vagas. Um vai sobrar. O Palmeiras, mais líder do que nunca, ampliou suas chances de título para 62% e tem 97% de possibilidades de se classificar para a competição sul-americana.

Goiás, São Paulo, Internacional e Atlético-MG vem logo atrás torcendo por um tropeço do time do Palestra Itália para ainda sonharem com a liderança. Grêmio e Vitória estão praticamente fora da disputa.

Para o matemático Tristão Garcia, os resultados das últimas duas rodadas consagraram, enfim, o Palmeiras como um líder forte. Para ser campeão bastaria manter uma média de dois pontos por jogo.

- O grande vencedor foi o Palmeiras, passou a ser o favorito, coisa que não era antes. Somando as chances de título dos outros seis times abaixo do Palmeiras, chegamos a 38%. Ou seja, menos que as chances do Palmeiras sozinho: 62%. Isso significa que eles dependem de mais de um tropeço alviverde, combinados com seus sucessos, para sonhar com o troféu. Para efeito de comparação, Goiás e São Paulo tem menos chances de serem campeões do que o Fluminense escapar do rebaixamento - afirma o professor.

ESTATÍSTICAS: confira os números atualizados do Campeonato Brasileiro


Chances de título
1º Palmeiras 62%
2º Goiás 13%
3º São Paulo 11%
4º Internacional 7%
5º Atlético-MG 5%
6º Grêmio, Vitória 1%

Percebe-se o fortalecimento do "G-5" justamente na análise da disputa pelas vagas na Libertadores. Enquanto o Palmeiras parece ter garantido já o seu lugar, o Grêmio, sexto colocado, viu seus concorrentes se distanciarem bastante. Enquanto esmeraldinos (71%), tricolores (70%), colorados (60%) e alvinegros (50) duelam entre si com chances muito parecidas, os gremistas vêem suas possibilidades diminuírem para 19%.

Chances de vaga na Libertadores

Palmeiras 97%
Goiás 71%
São Paulo 70%
Internacional 60%
Atlético-MG 50%
Grêmio 19%
Vitória 14%
Avaí 6%
Flamengo 5%
Cruzeiro 4%
Barueri 2%
Santos 2%

Na parte de baixo da tabela, 'título' também está em jogo

O panorama no universo dos desesperados também está cada vez mais restrito. O bom desempenho dos paranaenses Coritiba e Atlético na 26ª rodada deu mais tranquilidade ao Estado. Os cálculos indicam uma diferença considerável entre o Náutico (57% de chances de cair), primeiro time fora da zona de rebaixamento, para o Coxa (14%), adversário logo acima dos pernambucanos. Restariam então, além do Alvirrubro, o Santo André, o Botafogo, o Sport e o Fluminense. Apenas um vai se salvar.

- Essa turma está com dificuldades de pontuar. Ao somarmos as chances dos cinco últimos de caírem, temos 372%. Se somarmos as chances dos outros seis que ainda podem ser rebaixados, teremos apenas 28%. Ao menos que aconteça um milagre e os paranaenses comecem a cair muito, esse quadro dificilmente mudará - calcula Tristão.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro e simule resultados


O Fluminense que continua com as maiores possibilidades de rebaixamento, pelo menos conseguiu respirar um pouco mais depois da vitória sobre o Avaí nessa rodada. Segue com mais de 90% de chances de cair, mas diminiu um pouco a diferença para o Náutico. Para os cinco times mais ameçados, a 16ª colocação representa um título de campeonato. Significa a sobrevivência. Para os tricolores, o clássico contra o Flamengo é decisivo para que as possibilidades de conquistar esse "troféu" aumentem.

- Ganhar do Flamengo será fundamental. É um jogo-chave que representaria o início de uma arrancada. Enquanto o Flamengo define se ainda pode sonhar com o milagre da classificação para a Libertadores, os tricolores jogam sua vida para não cair. Interessante que, na comparação númérica, as chances do Fluminense escapar (8%) são maiores que a do Rubro-Negro conseguir vaga na Libertadores (5%).

Risco de rebaixamento
20º Fluminense 92%
19º Sport 83%
18º Botafogo 73%
17º Santo André 67%
16º Náutico 57%
15º Coritiba 14%
14º Atlético-PR 10%
13º Cruzeiro, Santos, Barueri e Avaí 1%