Total de visualizações de página

Em busca da Sul-Americana, Bota jogará em cidade que lembra Libertadores

Área portuária recém-vitalizada que relembra seus heróis é o destaque de Guaiaquil, cidade que abrigará partida contra o Emelec, nesta quarta

Gustavo Rotstein Direto de Guaiaquil


Assim como grande parte das cidades do continente, a imagem dos chamados libertadores da América é onipresente em Guaiaquil. No principal ponto turístico da segunda cidade mais importante do Equador, que tem cerca de dois milhões de habitantes, é um monumento que exalta o feito de Simon Bolívar e San Martín, que ajudaram o país a se livrar do domínio espanhol. O Botafogo não disputa a competição mais importante da região, mas encara a Copa Sul-Americana como um objetivo de extrema importância, que pode salvar a temporada.

O monumento de Bolívar e San Martin está localizado no complexo chamado Malecón 2000, zona portuária que foi revitalizada há nove anos e hoje abriga um parque com brinquedos, lanchonetes, cinemas e museus, tudo às margens do rio Guayas, que dá nome à cidade. O Porto Santa Ana, também restaurado, hoje é uma área de lazer que impressiona pela boa conservação e tranquilidade numa área próxima a uma favela e cercada por ruas movimentadas.

VEJA UMA GALERIA DE FOTOS DE GUAIAQUIL

Poucos metros à frente está o bairro Las Peñas, o mais antigo de Guaiaquil, de ruas estreitas e casas com fachadas coloridas. Inicialmente elas pertenceram a pessoas importantes da cidade e depois foram abandonadas. Hoje abrigam em sua maioria ateliês e galerias de arte.