Total de visualizações de página

Quatro pênaltis não marcados nos últimos cinco jogos: revolta no Botafogo


Leandro Guerreiro diz que é preciso ter 'sangue de barata' com a arbitragem

Helena Rebello
Rio de Janeiro

As reclamações do Botafogo com a arbitragem têm acontecido com frequência neste Brasileirão. Nas últimas rodadas, as queixas têm sido ainda mais enérgicas. Apenas no quesito “pênaltis”, o clube foi claramente prejudicado em quatro oportunidades nas últimas cinco rodadas.

O lance mais recente na memória dos torcedores aconteceu neste domingo, no empate em 3 a 3 com o Grêmio. Adilson colocou a mão na bola dentro da área do Tricolor gaúcho após um chute de Thiaguinho. O árbitro Rodrigo Martins Cintra não viu irregularidade e mandou o jogo seguir.

Contra o Cruzeiro, Thiaguinho também esteve no centro do furacão. O atleta foi atingido por Jancarlos, dentro da área, quando o lateral celeste tentou cortar a jogada. Heber Roberto Lopes, porém não atendeu aos apelos alvinegros, e o jogo acabou empatado em 1 a 1.

No confronto com o Corinthians, o árbitro por Arilson Bispo da Anunciação não soprou o apito no lance em que Victor Simões foi atropelado por Moradei quando iria finalizar a gol. Na mesma partida, o juiz baiano também deu uma falta inexistente a favor do Timão, que resultou em gol do time paulista, e marcou um pênalti inexistente em Jorge Henrique. Por outro lado, validou o gol de mão de André Lima e o placar ficou em 3 a 3. Diante do Palmeiras, Lucio Flavio foi derrubado por Pierre dentro na área, mas Cláudio Mercante preferiu deixar a bola correr, e os dois times empataram em 1 a 1.

Um dos mais revoltados com a atuação dos árbitros nas últimas partidas (principalmente contra o Grêmio, quando marcou um golaço mas foi ofuscado pelas falhas de marcação de Rodrigo Cintra), Leandro Guerreiro desabafou:

- Às vezes dá vontade de fazer alguma besteira. A gente é profissional, e acaba tendo que ter sangue de barata para não deixar acontecer nada mais desagradável. Temos que ser frios apesar dos erros. Não pedimos que ninguém nos favoreça, mas apenas que seja neutro e não nos prejudique.

Alessandro fez coro ao companheiro, e diz que superar as equipes adversárias tem sido mais fácil do que superar os erros dos juizes.

- Sem dúvidas a arbitragem está sendo o nosso maior adversário no Brasileirão – disse o lateral.

O próximo desafio do Botafogo neste Brasileirão será no próximo sábado, contra o Sport, em Recife. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real às 18h30m.