Cahê Mota e Fred Huber Rio de Janeiro
André Durão /GLOBOESPORTE.COM
Torcedores acompanharam pelo telão a divulgação das cidades-sede para 2014
Após a festa de anúncio do Rio de Janeiro como cidade-sede da Copa de 2014, domingo, no Maracanã, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer e presidente da Suderj, Márcia Lins, comentou sobre o planejamento para deixar o Rio apto para a competição. Ela afirmou que a meta é deixar o estádio inteiramente pronto no fim de 2012 e, em 2013, na Copa das Confederações, já ter a estrutura da cidade em condições ideais.
- O planejamento é estar com o estádio pronto em dezembro de 2012. No ano seguinte, na Copa das Confederações, já devemos estar com a cidade em condições ideais. O orçamento previsto para as obras de melhoria da infra-estrutura é de R$ 10 bilhões. Tudo isso com fonte já definida. Não é uma brincadeira, não estamos fazendo isso para a Copa, estamos fazendo para o Rio de Janeiro.
Brasil conhece as 12 cidades que receberão partidas da Copa de 2014 Márcia Lins acredita que será quase impossível que o Maracanã não seja o palco da final. A secretária lembrou da história que o estádio possui, e disse que o Rio de Janeiro é o grande cartão postal do Brasil no exterior.
Brasil conhece as 12 cidades que receberão partidas da Copa de 2014 Márcia Lins acredita que será quase impossível que o Maracanã não seja o palco da final. A secretária lembrou da história que o estádio possui, e disse que o Rio de Janeiro é o grande cartão postal do Brasil no exterior.
- Imagina se não vai ser aqui? Nós continuamos sonhando e batalhando. Esta festa foi um momento histórico, com personalidades como o Zagallo. O Maracanã é único, e poderá receber sua segunda final de Copa do Mundo. Vamos ter condições de seguir na frente. Isso nos dá tranquilidade, mas também uma grande responsabilidade.
Queremos que o Rio mostre o seu calor, é a cidade que representa o país lá fora. Entre as questões que a cidade terá de melhorar, Márcia Lins lembrou dos transportes. Ela, no entanto, disse que o Rio está bem encaminhado para atender às necessidades estipuladas pela Fifa, e afirmou que todas as sedes deverão ter apoio federal para realizar as melhorias necessárias.
- O Rio tem boas condições. Boa parte do caderno de encargos da Fifa já está encaminhado, como o das acomodações, por exemplo. Temos grandes projetos para obras e que vão melhorar a mobilidade, como a ampliação da linha do metrô e a melhoria no acesso ao aeroporto. O Governo Federal também vai lançar o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) para ajudar as cidades-sede.
A secretária confirmou a necessidade do fechamento do Maracanã para obras em 2010, e disse que em agosto será possível saber com mais precisão o tempo necessário para a realização de todas as obras.
- É obrigatório o fechamento do Maracanã para as obras, não podemos deixar de cumprir isso. Será uma fiscalização constante de tudo que será feito. Em agosto vamos definir o prazo para as obras.