Total de visualizações de página

Alvinegro inicia sua 'semana turbulenta'

Lanterna do Campeonato Brasileiro, Botafogo volta aos treinos depois do vexame no Engenhão, e o líder Atlético-MG é o adversário 'da arrancada'

GLOBOESPORTE.COM

Rio de Janeiro

Oito rodadas, quatro derrotas, três empates, apenas uma vitória e os seis pontos que deixam o Botafogo na lanterna do Campeonato Brasileiro. O elenco se reapresenta nesta segunda-feira, às 15h, em General Severiano, e o técnico Ney Franco já sabe que o ambiente estará pesado.

O treinador ganhou um voto de confiança da diretoria alvinegra depois da goleada (4 a 1) sofrida diante do Goiás, sábado à noite, no Engenhão, e permanece no comando da equipe (assista aos principais lances no vídeo ao lado). No entanto, um novo tropeço pode custar o seu emprego, algo que ele temeu acontecer ao fim da partida contra a equipe goiana.

- Sei que teremos mais uma semana turbulenta, por isso vamos cobrar o máximo dos jogadores, mas também cobrar de nós mesmos - disse ele, referindo-se à comissão técnica - Não medirei esforços para mudar a situação.

Após um início de temporada animador, com a conquista da Taça Guanabara, o renovado grupo do Botafogo foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, para o Americano, em casa, e perdeu a final do Estadual para o Flamengo - a terceira consecutiva do clube contra o arquirrival.

O início no Brasileirão nem de longe passou perto do planejamento do treinador. Ney esperava conquistar sete pontos nas três primeiras rodadas, mas foram apenas dois (empates com Santo André, no ABC Paulista, e Corinthians, no Engenhão).

Com uma sequência de três partidas em casa - incluindo o clássico contra o Fluminense - a ideia era ter 100% de aproveitamento, mas dos nove pontos em disputa, quatro foram para a conta (empate com o Sport e vitória sobre o Santos).

A derrota nos últimos minutos para o Vitória, em Salvador, recolocou o time na zona de rebaixamento, gerando uma cobrança interna no elenco já no vestiário do Barradão -Leandro Guerreiro chegou a falar que a equipe precisava ter "homens dentro de campo", declaração minimizada por Lucio Flavio.

Ironicamente, apesar da má exibição de ambos no último sábado, o volante foi o único jogador poupado pelos torcedores, enquanto o camisa 10 foi perseguido com vaias e xingamentos.

Ney revelou que no Engenhão as cobranças internas voltaram, novamente no vestiário, mas desta vez com um discurso de união para sair da crise. Comprovado nas palavras de Batista.

- Precisamos assumir nossos erros. Somos nós que entramos em campo para jogar, por isso são os jogadores que têm de tirar o Botafogo dessa situação.

O técnico alvinegro, que espera pela "arrancada" contra o líder Atlético-MG, domingo, às 16h, no Mineirão, resumiu o seu otimismo rumo à ascensão no Brasileirão.

- Espero que na próxima semana eu esteja aqui falando de coisas boas - disse o comandante, que na sequência pode ou não ter como adversário um time na briga direta para escapar das quatro últimas colocações: o Avaí.