Total de visualizações de página

Avião de companhia aérea do Iêmen cai em Comores com 153 a bordo

Publicada em 30/06/2009 às 01h19m

O Globo
Agências Internacionais

MORONI - Um avião comercial da companhia aérea estatal do Iêmen, Yemenia Air, caiu no arquipélago de Comores, no Oceano Índico, com 153 pessoas a bordo. O acidente aconteceu nas primeiras horas de terça-feira, (noite de segunda no horário de Brasília).

Viajavam no Airbus A310 142 passageiros, entre eles cidadãos da França e de Comores, e 11 tripulantes. O avião saiu de Sanaa com destino a Moroni, nas Ilhas de Comores.

- Não sabemos se há sobreviventes - disse o vice-presidente de Comores, Idi Nadhoim, no aeroporto da capital da ilha.

Aviões militares franceses decolaram das ilhas de Mayotte e Reunion em busca da aeronave iemenita que transportava cidadãos franceses e de Comores. Um navio francês que saiu de Mayotte também participa da operação.

A Yemenia é de propriedade do governo do Iêmen (51%) e da Arábia Saudita (49%). Segundo informações do site da companhia aérea, a frota é composta por dois Airbus 330-200, quatro Airbus 310-300 e quatro Boeing 737-800, e o avião seguia em direção a Moroni.

É o segundo acidente com um Airbus no mar em menos de um mês. Um Airbus da Air France caiu no dia 31 de maio no Oceano Atlântico deixando 228 mortos .

As Ilhas Comores são formadas por três ilhas vulcânicas, Grande Comore, Mohéli e Anjouan, no canal de Moçambique, a 300 quilômetros a noroeste de Madagascar e a uma distância similar do oeste do continente africano.