Total de visualizações de página

CARIOCA 2009: Botafogo busca a quarta final seguida. Mas agora, para ganhar


Com equipe reformulada, Alvinegro tenta subir mais um degrau, rumo ao título que não conquista desde 2006

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Nos últimos três anos, o Botafogo marcou presença na final do Campeonato Carioca. Mas depois do título conquistado em 2006, ficou com o vice em 2007 e 2008, após perder para o Flamengo nas duas ocasiões. Por isso, o objetivo agora é subir ao degrau mais alto. E motivação não vai faltar, após as duas semanas de pré-temporada, que aconteceu no Caio Martins, em Niterói.

No fim de 2008, o Botafogo perdeu oito de seus titulares, sendo que a maioria deles estava no clube há dois anos. A nova diretoria do Alvinegro promoveu uma grande reformulação no elenco, que é composto em grande parte por jogadores em busca de afirmação no cenário nacional, como Lucas Silva, Maicosuel e Victor Simões. Mas a experiência estará presente na presença de Leandro Guerreiro, Juninho, que retornou após um ano apagado no São Paulo, e Reinaldo.

O atacante, aliás, será o desfalque do Botafogo na primeira partida do Carioca, contra o Boavista, neste sábado. Reinaldo sofreu uma lesão na coxa direita durante o jogo-treino contra o Olaria, na última quarta-feira. Jean Carioca é outro jogador que não estará à disposição do técnico Ney Franco. O meia-atacante, outra cara nova no elenco, não teve sua situação regularizada a tempo.

O esquema tático

Durante toda a pré-temporada, o técnico Ney Franco trabalhou com duas formações. A escolhida para a estreia foi o 3-5-2, com o volante Leandro Guerreiro atuando como líbero, ao lado de Emerson e Juninho. Mas também existe a opção do 4-4-2, com Guerreiro atuando em sua real posição. Na primeira partida, a única modificação em relação ao time-base será a saída de Reinaldo, machucado. Diego será provavelmente o escolhido para substitui-lo, atuando mais fora da área, com Victor Simões centralizado.

Quem sobe e quem desce no início de 2009

Leandro Guerreiro voltou a se firmar, e Thiaguinho inicia 2009 na reserva

Leandro Guerreiro - o volante teve um ano de 2008 apagado, pois passou grande parte do tempo se recuperando de uma lesão no púbis. Mas totalmente em forma em 2009, foi um dos destaques da pré-temporada e confirmou a posição de titular, em princípio atuando como líbero.

Thiaguinho - o lateral-direito foi uma das revelações do time no ano passado, marcando gols importantes, mas caiu de produção e começa a temporada com status de reserva de Alessandro.

A aposta das categorias de base

Em seu primeiro ano como profissional, o lateral-esquerdo Gabriel foi uma grata surpresa durante a pré-temporada no Caio Martins. O técnico Ney Franco elogiou o jogador, que faz sombra a Eduardo na disputa pela vaga.

O reserva que pode incomodar

Gustavo Rotstein/Globo Esporte

Teco começa o ano como reserva, mas brigará por uma vaga entre os titulares Teco chegou ao Botafogo com status de titular, mas começa o ano na reserva. O zagueiro, que está há um ano e meio sem atuar por causa de duas cirurgias no joelho, tem como ponto negativo a falta de ritmo de jogo. Mas quando entrar em forma, será uma pedra no sapato de Emerson e Juninho.

O ponto forte e o ponto fraco

Motivação - O grupo é composto por jogadores que ainda buscam afirmação. Este pode ser um combustível importante para que o Botafogo retome a hegemonia carioca.

Falta de entrosamento - A saída de oito titulares fez o Botafogo começar do zero. Apesar do empenho dos jogadores na pré-temporada, ficou claro que duas semanas não foram suficientes para que a o grupo ganhasse conjunto.

Vai-e-vem: veja quem chegou e quem foi embora

Opinião do técnico

Teremos dificuldades, mas o time está tomando uma cara de sucesso"


"O Botafogo entra no Campeonato Carioca com o objetivo de ser campeão. A equipe ainda busca um padrão de jogo, mas tem tudo para estrear bem na competição. Teremos dificuldades, mas o time está tomando uma cara de sucesso", Ney Franco