Total de visualizações de página

São Paulo intensifica briga com Rio para ser a ‘casa da Fifa’ em 2014



Cidades querem ser a sede oficial da entidade na Copa do Mundo do Brasil. Terra da Garoa aposta em novo centro de convenções, em Pirituba


Leandro Canônico São Paulo



Comitiva da Fifa posa ao lado de membros da prefeitura de São Paulo, no Museu do Futebol


Antes mesmo de o Brasil ser anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, o Rio de Janeiro já tinha se lançado candidato para ter o centro de mídia da Fifa. Muito porque também tem a intenção de abrigar a final da competição. Só que São Paulo, que pleiteia a abertura, pretende entrar na briga para ser o abrigo da entidade.


- Gostaríamos muito de ser o centro de imprensa da Fifa. E isso independe, na minha opinião, de onde será a abertura ou o encerramento da Copa. Nós temos o complexo do Anhembi, mas o prefeito Kassab está vendo também a respeito de um novo centro de convenções em Pirituba – falou o secretário de esportes Walter Feldman.


O desejo de entrar nessa briga com o Rio de Janeiro é antigo por parte de São Paulo.


Em Zurique, na Suíça, em 2007, após a cerimônia que confirmou o Brasil como “dono” do Mundial de 2014, membros do comitê da campanha paulistana já haviam falado a respeito.


Na Cidade Maravilhosa, a ideia é montar a base no Riocentro. As duas cidades, embora ainda não tenham sido confirmadas como uma das 12 sedes da Copa do Mundo no Brasil, são consideradas certezas. Por isso ambas almejam voos mais altos com a Fifa.


São Paulo quer ser abertura e faz lobby para o Rio sediar a decisão, como os organizadores da campanha carioca querem.


- Espero que a comitiva da Fifa tenha saído daqui (de São Paulo) convencida de que podemos ser uma das sedes. Confirmado isso, vamos tentar receber a abertura da competição – declarou o prefeito paulistano, Gilberto Kassab.


Até o dia 7 de fevereiro, a comitiva da Fifa, composta pelo francês Thierry Weil, o americano Dick Wiles e o brasileiro Fulvio Danilas, visitará as outras 16 candidatas.


Voltando para Suíça, eles farão um relatório e, nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, o Comitê Executivo da entidade anunciará as 12 cidades-sede.