Total de visualizações de página

Com dois de Túlio, Botafogo vence o Goiás no Engenhão



Com dois de Túlio, Botafogo vence o Goiás no Engenhão

Alvinegro chega à quarta vitória seguida em seu estádio no dia em que protagonista foi volante formado pelo clube esmeraldino

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo mostrou mais uma vez que é difícil de ser batido no Engenhão. Mesmo sem mostrar um futebol brilhante, o Alvinegro venceu por 2 a 0 o Goiás, nesta quarta-feira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O astro da noite foi Túlio, revelado pelo clube esmeraldino, o volante marcou os dois gols.

Esta foi a quarta vitória consecutiva do Botafogo em seu estádio. Nesta seqüência, foram 12 gols marcados e nenhum sofrido. A equipe agora soma 22 pontos, enquanto o Goiás permanece com 17 e cada vez mais próximo da zona de rebaixamento.

Os minutos iniciais da partida foram de muita marcação. A disputa de bola era intensa, principalmente no meio-campo, resultando em um grande número de passes errados. Assim, Botafogo e Goiás criavam poucas jogadas de ataque. Com isso, a primeira chance de perigo foi numa jogada de bola parada, aos 16 minutos.
André Luis cobrou falta de longe e Harlei não conseguiu encaixar, colocando a bola para escanteio. O Botafogo mostrava solidez na defesa, mas não tinha tanta eficiência no ataque. A forte marcação do Goiás, que muitas vezes apelava para as faltas, impossibilitava a criação de jogadas. Wellington Paulista se irritava com a marcação sofrida e pouco participava.
O meio-campo também não conseguia chegar com consistência. O time esmeraldino se fechava, esperando uma brecha para contra-atacar. O tempo foi passando e o Botafogo ficando nervoso por causa dos próprios erros cometidos. Os jogadores mostravam intranqüilidade com a dificuldade em construir jogadas produtivas.
Enquanto isso, o Goiás preocupava-se apenas em se defender, não dando trabalho à defesa alvinegra. E diante de tanta dificuldade em tocar a bola, o gol só poderia nascer numa jogada individual. Aos 28 minutos Túlio avançou pelo meio a arriscou da intermediária. O chute não foi bom, mas desviou em um zagueiro e encobriu Harlei. Mesmo tendo sido revelado pelo Goiás, o volante havia dito que comemoraria se marcasse um gol: dito e feito.


O gol animou o Botafogo, que passou a atuar mais de acordo com o seu estilo de jogo, usando toques rápidos para envolver o Goiás. Isso quando o adversário não matava as jogadas com faltas, fazendo jus às estatísticas de segundo time mais violento do Campeonato Brasileiro. Mas mesmo assim o Botafogo não desistiu de atacar e foi premiado com o segundo gol aos 44 minutos. E foi novamente Túlio que avançou em velocidade, tabelou e chutou cruzado da entrada da área. A bola entrou no canto esquerdo de Harlei.

O Goiás voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva. O técnico Hélio dos Anjos desmontou o esquema 3-6-1, tirando o zagueiro Rafael Marques e colocando o atacante Rinaldo. Também saiu o lateral-esquerdo Júlio César, que havia recebido um cartão amarelo, e entrou Thiago Feltri. No Botafogo, apenas a alteração feita no primeiro tempo – entrada de Thiaguinho no lugar de Alessandro, que machucou o ombro direito depois de sofrer uma falta de Fernando.

As alterações fizeram o Goiás chegar com mais freqüência ao ataque. A equipe levava perigo nas jogadas aéreas, deixando a defesa do Botafogo muitas vezes em situação difícil. O time visitante levou perigo aos 14 minutos, quando Ramalho cobrou uma falta na área, mas a bola foi direto para o gol. Para a sorte do goleiro Castillo, que se adiantou, ela tocou no travessão.

Com o ataque alvinegro pouco inspirado, foram dos pés de Túlio que saíram as melhores jogadas do Botafogo no início do segundo tempo. O volante continuava a levar perigo aparecendo como homem surpresa. Carlos Alberto também buscava fazer valer sua habilidade em jogadas individuais.

Embora o Goiás partisse mais para o ataque, o Botafogo mantinha sua defesa sólida, evitando jogadas de maior perigo. Mesmo com mais espaço para trocar passes, o Alvinegro não mostrava qualidade no momento de concluir. A equipe esmeraldina ainda teve Ernando expulso aos 35 minutos, o que acabou com qualquer intenção de reação.

Ficha técnica:
BOTAFOGO 2 x 0 GOIÁS

Castillo, Alessandro (Thiaguinho), Renato Silva, Andre Luis e Triguinho (Eduardo); Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique (Gil) e Wellington Paulista.

Harlei, Rafael Marques (Rinaldo), Henrique e Ernando; Vítor, Ramalho, Fernando, Paulo Baier (Adriano Gabiru), Romerito e Júlio César (Thiago Feltri); Iarley.

Técnico: Ney Franco.
Técnico: Hélio dos Anjos.

Gols: Túlio, aos 28 e aos 44 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Carlos Alberto, Wellington Paulista, Triguinho (Botafogo); Rafael Marques, Ernando, Henrique, Thiago Feltri, Romerito (Goiás). Cartão vermelho: Ernando (Goiás).
Público: 15.798 pagantes. Renda: R$ 133.485,00.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 30/07/2008. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP). Auxiliares: Evandro Luís Silveira (SP) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (SP).