Total de visualizações de página

Com gol nos minutos finais, São Paulo vence o Botafogo se aproxima do G-4



Com gol nos minutos finais, São Paulo vence o Botafogo se aproxima do G-4

Dagoberto salva Tricolor de apenas empatar no Morumbi

Julyana Travaglia Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Foi no sufoco. Mas com um gol salvador de Dagoberto, o São Paulo conseguiu bater o Botafogo por 2 a 1 na noite deste domingo, no Morumbi, e ficar mais próximo do grupo dos quatro melhores do Campeonato Brasileiro.

Depois de ver Rogério Ceni marcar de pênalti e Carlos Alberto empatar, o Tricolor conseguiu chegar à vitória com um gol de cabeça de Dagoberto. Mas com a derrota do Flamengo para o Vitória por 1 a 0, o Tricolor perdeu a chance de alcançar o G-4.

Agora, o São Paulo tem 23 pontos e ocupa a quinta posição. O Botafogo segue na 13ª posição, com 15 pontos.

Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Internacional, na quarta-feira, em Porto Alegre. Já o Botafogo recebe o Atlético Mineiro, no mesmo dia, no Engenhão.

Tricolor na frente com Rogério Ceni

Mesmo tendo a opção de poder escalar o atacante Aloísio, suspenso na partida passada, o técnico Muricy Ramalho preferiu apostar novamente na dupla Dagoberto e Éder Luis, pois os atacante foram bem na partida contra o Vitória, vencida por 3 a 1 pelo Tricolor. Mas quem teve a oportunidade de abrir o marcador foi o volante Zé Luis. Por duas vezes o camisa 23 esteve perto de anotar pelo Tricolor, sendo que em uma delas a bola bateu no travessão de Castillo.

Até a metade do primeiro tempo o São Paulo era só pressão. Mas com o passar dos minutos o time foi relaxando a marcação, dando chances para as investidas do Botafogo.

Com a dupla Jorge Henrique e Wellington Paulista, que era dúvida até o início do jogo por estar com uma forte enxaqueca, o time de Ney Franco igualou o duelo nas chances perdidas.

Zé Carlos pôde marcar o seu, mas na jogada trabalha com Túlio, o atacante acabou chutando para fora.

Passando a jogar mais nos contragolpes, o São Paulo chegou ao gol aos 34 minutos. Mostrando visão de jogo, Hugo faz um belo passe para Alex Cazumba, que é derrubado por Castillo: pênalti. Na batida, Rogério Ceni coloca o time da casa na frente, fazendo 1 a 0.

O gol foi apenas o segundo do goleiro-artilheiro neste ano -no Campeonato Paulista ele também marcou de pênalti, contra o Juventus. Agora, o camisa 1 do Tricolor tem 80 gols marcados na carreira (46 em cobranças de falta e 34 de pênalti).
Carlos Alberto empata, mas Dago coloca decreta vitória

O Botafogo voltou para a segunda etapa dispoto a empatar a partida. Zé Carlos foi o primeiro a arriscar contra a meta de Rogério Ceni, mas a bola acabou se perdendo por cima da meta do Tricolor.

Depois, Lúcio Flávio protagonizou um belo lance no Morumbi. Em um contra-ataque rápido do Alvinegro, o meia tentou encobrir o goleiro são-paulino, mas o zagueiro Alex Silva consegue cortar de cabeça, evitando o gol de empate.

Aproveitando principalmente a marcação frágil do lado direito do time da casa, o Botafogo encontrou suas chances mais claras no apoio de Zé Carlos ao ataque.

Para fortalecer a defesa, Muricy tirou Alex Cazumba e promoveu a entrada de Juninho, ex-Botafogo, passando Jorge Wagner para a ala esquerda.

Carlos Alberto também foi outro que enfrentou sua ex-equipe. Mas na sua tentativa de deixar uma marca na última casa antes de seguir para o Botafogo, o meia esbarrou nas mãos do goleiro Rogério Ceni.

E de tanto insistir, o Botafogo conseguiu chegar ao gol de empate. Em um chute de longa distância, Carlos Alberto pegou bem na bola e ainda contou com um desvio em Alex Silva para fazer 1 a 1 no Morumbi.

O gol de empate despertou o São Paulo no Morumbi. Já no desespero, o time de Muricy pressionou e acabou chegando ao segundo gol nos minutos finais. Em cruzamento de Jorge Wagner, Dagoberto levou a melhor sobre a zaga carioca e decretou o 2 a 1.


Ficha técnica:

SÃO PAULO 2x1 BOTAFOGO
Técnico: M. Ramalho.
Rogério Ceni; André Dias, Alex Silva e Zé Luis; Éder, Hernanes, Jorge Wagner, Hugo e Alex Cazumba (Juninho); Dagoberto (Jean) e Éder Luis (Aloísio).
Técnico: Ney Franco.
Castillo;Renato Silva, André Luis e Triguinho, Thiaguinho Túlio (Carlos Alberto), Diguinho, Lúcio Flávio (Gil) e Zé Carlos (Lucas Silva); Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Gols: Rogério Ceni, aos 34min do primeiro tempo. Carlos Alberto, aos 32min e Dagoberto, 43min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Castillo (Botafogo), André Dias (São Paulo).

Estádio: Morumbi. Data: 20/07/2008. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden. Auxiliares:
Carlos Berkenbrock e Claudemir Maffessoni.