Total de visualizações de página

Técnico mantido e base montada: Seedorf mostra otimismo pelo Bota

Apenas quatro dos 14 jogadores que atuaram na estreia do holandês pelo clube, em julho do ano passado, contra o Grêmio, não estão mais no grupo

 

Por Thales Soares Saquarema, RJ

 
Foram poucas as mudanças no elenco do Botafogo de 2012 para 2013 e Seedorf mostrou estar satisfeito com o que aconteceu durante as suas férias. No ano passado, ele fez sua estreia com a camisa do clube no dia 22 de julho, na derrota por 1 a 0 para o Grêmio. Dos 14 jogadores que estiveram em campo na ocasião, apenas quatro não fazem mais parte do grupo (28%) e o técnico Oswaldo de Oliveira segue no cargo.

Seedorf se apresentou 10 dias depois do restante do grupo e encontrou cinco novos jogadores, além de revelações da base incorporadas aos profissionais, mas que já eram conhecidas por ele. Saíram sete do elenco que terminou a temporada passada.

Seedorf CT CBV Botafogo (Foto: Thales Soares) 
 
Seedorf treina com bola no centro de treinamento da CBV, em Saquarema (Foto: Thales Soares)
 
- Mudanças sempre acontecem, mas a base do time é a mesma. Só os novos contratados estão se adaptando ainda. Não acho que vai haver muita diferença no nível de filosofia e objetivos com a continuidade do trabalho do nosso treinador. O Botafogo, com certeza, é um time que deve acreditar na possibilidade de ganhar - disse Seedorf.

Apesar de o Campeonato Carioca ser uma competição na qual terá pela frente adversários de séries inferiores, Seedorf não acredita em falta de motivação. Pelo contrário, prega respeito em campo, pois é preciso atuar com a mesma intensidade do adversário para fazer a técnica prevalecer.

- Quando há algo para ganhar, a motivação vem rapidinho. Contra times mais importantes, ela é ainda maior. Os outros vão dar tudo contra a gente e se não formos concentrados vamos perder. Não tem mais essa diferença no aspecto físico e tático. A qualidade pode fazer a diferença quando se dá a mesma intensidade - explicou.

Quando há algo para ganhar, a motivação vem rapidinho. Contra times mais importantes, ela é ainda maior"
Seedorf
 
Um dos desafios de Seedorf será encarar gramados precários pelos estádios do Rio de Janeiro. No entanto, o holandês não parece preocupado com a situação e lembra que até o Engenhão não estava em boas condições quando iniciou sua trajetória no Botafogo.

- O Engenhão não estava bonito quando vim para o Botafogo. Agora, está bom. Mas essa situação é ruim para os dois. Quem tem mais qualidade tem que mostrar mesmo em um campo pior. O melhor time deve ter vantagem para se adaptar a um terreno que não é bom, ou então o Bangu estaria na Série A. Temos que impor o nosso jogo com, todo respeito, sabendo que nosso time é melhor, mas que do outro lado tem agfuém querendo ganhar de você por ser o Botafogo - afirmou Seedorf.

A estreia do Botafogo será domingo, contra o Duque de Caxias, no Engenhão, e Seedorf não deve estar em campo. Na segunda rodada, o adversário é o Bangu e, em seguida, o Fluminense, no primeiro clássico da competição.

- Um clube grande sempre tem os mesmos objetivos. São várias taças em disputa e vamos dar o máximo em todas.Temos que colocar na cabeça que queremos vencer e conquistar títulos - disse.