Total de visualizações de página

Seedorf mostra preocupação com horário dos jogos no verão carioca

Holandês, de 36 anos, não reclama do tempo de preparação para o início da temporada e acredita que o carlo prejudica a qualidade do espetáculo

 

Por Thales Soares Saquarema, RJ

seedorf botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM) 
Seedorf treina em Saquarema com os
companheiros (Foto: Thales Soares)
 
 
Aos 36 anos, Seedorf começou a sua pré-temporada 10 dias depois do restante do grupo do Botafogo. Mesmo assim, não é o tempo de  preparação que mais preocupa o jogador, que passou boa parte das férias no inverno europeu. Para ele, o horário dos jogos é um complicador e influencia, inclusive, na qualidade do espetáculo.

Na Taça Guanabara, o Botafogo disputará três jogos às 17h (de Brasília) e um às 16h (de Brasília). Seedorf entende algumas situações que levam a esse tipo de decisão sobre o horário, mas acredita que isso possa ser revisto até para o bem da saúde dos jogadores.

- Um pouco mais de tempo de preparação seria ótimo, mas principalmente, nos jogos oficiais é preciso fazer o melhor pela saúde dos jogadores. O calor não favorece a qualidade do jogo. Em certos lugares, há o problema de luz, essas coisas, mas para tudo tem solução. Na Alemanha e na Holanda, por causa do frio, eles aumentaram a pausa em dezembro. Por isso, o Ajax estava aqui. Foi feito para evitar lesões e para a saúde mesmo não era bom - comentou Seedorf.

Apesar de entender que é preciso haver mudanças, o holandês elogiou a capacidade de inovação do futebol brasileiro. A quantidade de campeonatos disputados faz com que Seedorf acredite na necessidade de um maior cuidado com a organização para valorizar a taça conquistada.

No Brasil, a diferença é que os melhores saíram daqui, em vários aspectos inovaram no futebol. A Federação precisa arrumar uma solução para proteger e preservar a saúde dos atletas e melhorar a qualidade do jogo, especialmente no verao. Todo o resto, eu acho legal. São várias taças com valor e importância, principalmente pela rivalidade, com times pequenos tendo oportunidade de enfrentar os grandes - disse Seedorf.

Pelo menos na estreia no Campeonato Carioca, o Botafogo terá um pouco menos de problema com o horário do jogo. O confronto é com o Duque de Caxias, domingo, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão. O time passou uma semana concentrado em Saquarema, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e volta a treinar no Rio na manhã desta sexta-feira.