Total de visualizações de página

Oswaldo de Oliveira 'xingou' Fluminense ao pedir raça aos jogadores do Botafogo
Oswaldo de Oliveira 'xingou' Fluminense ao pedir raça aos jogadores do Botafogo

Botafogo nega retratação, mas ameniza crise com Fluminense após vídeo polêmico

 

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro


 A polêmica em torno de um vídeo divulgado no site oficial do Botafogo e que irritou a diretoria do Fluminense ganhou novo capítulo nesta terça-feira. O gerente técnico do Alvinegro, Sidinei Loureiro, convocou uma entrevista coletiva para dar explicações sobre o fato e tentar pôr um fim ao clima ruim entre os clubes. O dirigente, no entanto, negou que o Glorioso estivesse se retratando com o Tricolor - de acordo com o cartola, as declarações foram apenas para deixar claro o objetivo das imagens.

“O vídeo faz parte de um programa do nosso site. Algo que fazemos para a nossa torcida, para expor nossa intimidade a eles. Já temos há um ano. Nenhum foi feito em tom provocativo ou para ofender alguma pessoa. Foi montado nos bastidores do Fluminense e do Audax, nada direcionado ao Fluminense. A nossa relação é a melhor possível, já conversamos e está tudo resolvido”, disse.

O cartola afirmou ter conversado com o diretor executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, e com o vide de futebol, Sandro Lima, nesta terça-feira. Loureiro negou qualquer tipo de problema entre as agremiações e disse que o conteúdo divulgado no vídeo faz parte do meio do futebol, quando algumas reações são exageradas.

“Não é uma retratação, de forma alguma. O Fluminense apenas gostaria de entender a intenção do Botafogo com o vídeo. Conversamos com pessoas de lá e já nos entendemos. Nossa relação é maravilhosa. Temos profissionais maravilhosos aqui e lá. Entendemos que não é questão de se retratar, mas apenas de se explicar. Achamos um exagero os comentários em relação vídeo. Quem conhece o futebol sabe como funciona. Estamos tranquilos”, afirmou.

  •  
  •  
  • O vídeo em que o técnico Oswaldo de Oliveira, do Botafogo, chama os jogadores do Fluminense de 'putos' e pede que seus atletas 'metam a mão na cara' dos adversários foi só mais um capítulo de uma relação conflituosa. Apesar de ter comandado duas vezes o time das Laranjeiras - entre 2001 e 2002, e em 2006 -, o treinador ainda briga para receber dívidas antigas do ex-clube. A gravação, publicada no site oficial do Alvinegro...

O Botafogo aproveitou para esclarecer o objetivo do vídeo. Segundo o clube, com o conteúdo divulgado, os torcedores alvinegros puderam ficar por dentro do que ocorre internamente, além de conhecer um pouco mais da intimidade dos atletas. Alguns críticos de Oswaldo gostaram das declarações do treinador contra o clube rival. De acordo com o dirigente, nada disso foi premeditado.
“O nosso objetivo é mostrar os bastidores do nosso clube aos torcedores do Botafogo. Filmamos os bastidores sempre, chegada de ônibus, almoço, concentração. Dessa vez colocamos o vestiário e causou essa situação. A torcida do Botafogo gostou de conhecer a intimidade dos nossos atletas, apenas isso. Se seu conceito sobre o Oswaldo cresceu, melhor ainda. Se passou a ter outro sentido, pelo lado do Fluminense, não era o nosso objetivo, de forma alguma, pois a intenção não era denegrir ninguém”, comentou.

Loureiro descarta a versão de que o vídeo poderia incentivar o comportamento violento dos jogadores. “Isso não é. O Botafogo, sob comando do Oswaldo, foi a equipe que menos recebeu cartões amarelos no último Brasileiro. No Carioca de 2012, foi a terceira que menos foi advertida. Média mais baixa de faltas no Brasileiro. Então fica evidenciado que a violência não faz parte do cotidiano do Botafogo. Para quem está falando isso, é bom olhar os números”, finalizou.


 Seedorf, do Botafogo, comemora um de seus três gols sobre o Macaé Carlos Moraes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo