Total de visualizações de página

Fortaleza vence Botafogo por 2 a 0 e enfrenta o São Paulo nas oitavas

Edinho e Stênio marcam para os cearenses no segundo tempo

 

Por Filipe Rodrigues Taubaté, SP


Em um jogo pegado, o Fortaleza venceu o Botafogo por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté e avançou para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols da partida saíram no segundo tempo, em lances de pênalti: o primeiro foi de Edinho, aproveitando rebote depois de ver o goleiro Douglas defender sua cobrança. E Stênio não desperdiçou a sua, já nos acréscimos.

O Fortaleza encara o São Paulo na sexta-feira, no estádio Professor Luis Augusto de Oliveira, em São Carlos, pelas oitavas de final. O horário da partida ainda será anunciado.

Botafogo x Fortaleza Copinha (Foto: Filipe Rodrigues) 
 
Fortaleza esperou em seu campo de defesa, apostando em contra-ataques (Foto: Filipe Rodrigues)
 
 
Barrados na defesa
O Botafogo pressionou desde o início, mas não conseguiu passar pelo bloqueio do Fortaleza, que se defendia com sete jogadores recuados, mais três atletas aguardando para puxar o contra-ataque. Nos primeiros minutos de jogo, os torcedores viram uma partida morna, sem muitas oportunidades de gol. A zaga carioca matava rápido os contra-ataques cearenses, que não levavam perigo.
Aos 17 minutos, veio a primeira chance de gol. Edinho recebeu a bola com liberdade na intermediária e avançou. Do meio da rua, o camisa 10 do Fortaleza soltou o pé e carimbou a trave de Douglas, pouco acionado até então.

O goleiro, ainda no primeiro tempo, foi protagonista de um lance polêmico. Ele encaixou a bola com os pés em cima da linha da área, e o árbitro Gilmar Pedroso Rocha entendeu que estava fora, marcando falta. Edinho soltou uma pancada no canto de Douglas, que se esticou e fez boa defesa.

A primeira chance do Botafogo veio aos 37 minutos, quando Vinícius tocou de cavadinha, e Jefferson entrou na área em velocidade, ganhou do zagueiro Oliveira e bateu na saída de Max, que conseguiu desviar com os pés.

Edinho comemora gol do Fortaleza contra o Botafogo (Foto: Felipe Rodrigues Marques) 
 
Edinho comemora o primeiro gol do Fortaleza em Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues)
Show de Edinho


Assim como no primeiro tempo, a primeira boa oportunidade de gol veio com Edinho, do Fortaleza, em contra-ataque. Aos 12 minutos, ele tabelou com Manuel, ganhou do zagueiro na corrida, invadiu a área e deu um leve toque na saída de Douglas. O goleiro, com a ponta do pé, desviou o arremate para escanteio.

O gramado do Joaquinzão estava liso, devido à chuva dos últimos dias, o que atrapalhou as duas equipes. Nos ataques do Bota, os escorregões se tornaram uma constante. Aos 25, o Fortaleza criou outra boa chance, desta vez na bola parada. Edinho fez levantamento na área, e Ebelardo subiu livre, na marca do pênalti, para cabecear. A finalização, no entanto, foi para fora.

De tanto pressionar, o Fortaleza conseguiu chegar ao primeiro gol. Romário, que havia entrado há poucos minutos, foi derrubado na área por Cazu. Edinho cobrou pênalti aos 31 minutos, e Douglas defendeu. O rebote, no entanto, sobrou no pé do próprio Edinho, que apenas teve o trabalho de empurrar a bola para o gol.

A situação do Botafogo piorou aos 41 minutos, quando Cazu, capitão do Botafogo, deu um carrinho em Edinho e levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a menos, o Alvinegro tentou, mas não conseguiu levar perigo ao gol adversário.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Edinho sofreu um pênalti que resultou no segundo gol do Fortaleza, ao driblar dois adversários e ser derrubado na área. Ele deixou a cobrança com Stênio, que não desperdiçou a oportunidade, deslocando o goleiro e fazendo 2 a 0.