Total de visualizações de página

Finalistas em 2012, Bota e Flu fazem o primeiro clássico do Carioca 2013

Tricolor tem sido uma pedra no sapato dos alvinegros: no ano passado, houve três empates e três vitórias do time das Laranjeiras no confronto

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 
Jefferson Botafogo diego Cavalieri fluminense (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
Jefferson e Diego Cavalieri, paredões de Bota
e Flu (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
 
Botafogo e Fluminense fazem neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, o primeiro clássico do Campeonato Carioca de 2013. As duas equipes fizeram a final de 2012 e o Tricolor foi o campeão ao vencer os dois jogos - as únicas duas derrotas do Alvinegro na competição. O time das Laranjeiras, aliás, foi a pedra no sapato do Glorioso. Os clubes se enfrentaram seis vezes no ano passado, com três empates e três vitórias do Flu.

Nas duas rodadas anteriores, o Bota foi do céu ao inferno. Os aplausos do triunfo por 3 a 0 sobre o Duque de Caxias viraram vaias e hostilidade ao técnico Oswaldo de Oliveira no empate por 0 a 0 com o Bangu, em Moça Bonita. Para tentar vencer o clássico e ter tranquilidade novamente, os alvinegros vão contar com Seedorf. Depois de um período de recondicionamento físico, tudo indica que ele fará sua estreia em 2013.

Apesar dos números favoráveis, ninguém no Fluminense acredita em facilidade. Pelo contrário. O técnico Abel Braga ressaltou que o Botafogo está entre os adversários que mais dificultam a vida do seu time. O comandante lembrou que o posicionamento da defesa da equipe de Oswaldo de Oliveira costuma confundir seus homens de frente, da mesma maneira que o ataque alvinegro é leve e abusa da movimentação. Em função destes fatores, ele acredita em um clássico complicado e projeta o empate como bom resultado.
O árbitro da partida será Péricles Bassols, auxiliado por Andréa Izaura Maffra Marcelinho de Sá e Lilian da Silva Fernandes Bruno. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O Premiere transmite através do sistema pay-per-view.
header as escalações 2
Botafogo: a grande dúvida alvinegra para esta partida é se Seedorf estará à disposição. O camisa 10 está em processo de recondicionamento físico e perdeu um dia de treino por causa de um problema familiar. Se ele atuar, algum dos meias será sacado. Márcio Azevedo e Antônio Carlos, poupados contra o Bangu, voltam ao time. Os prováveis 11 titulares são: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Jadson, Seedorf (Fellype Gabriel), Lodeiro e Andrezinho; Bruno Mendes.

Fluminense: Abel Braga fez mistério e não divulgou o time que vai enfrentar o Botafogo. As únicas certezas são os retornos de Diego Cavalieri e Carlinhos. De resto, alguns titulares serão escalados, mas não se sabe ainda se desde o início ou não. O provável time que vai entrar em campo é: Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Edinho, Jean e Thiago Neves; Wellington Nem (Rafael Sobis) e Samuel.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Renato e Gabriel seguem no departamento médico. Lucas e Lucas Zen estão entregues à preparação física.

Fluminense: o Tricolor segue com dois jogadores no departamento médico, Gum (com lesão na panturrilha direita) e Deco (coxa direita). Quem também continua fora é o atacante Fred, que está fazendo um trabalho específico para corrigir um problema de diferença de força nas pernas.
header fique de olho 2
Botafogo: principal nome da equipe alvinegra, o camisa 10 Seedorf vai estrear em 2013 neste clássico com o Flu. O jogador se reapresentou depois dos demais companheiros e fez um trabalho à parte para se recondicionar. Recentemente ele teve um problema familiar e precisou se ausentar do clube.

Fluminense: após estrear no segundo tempo contra o Olaria e deixar sua marca, Wellington Nem é o destaque do Fluminense. O técnico Abel Braga manteve o mistério e não revelou se o atacante começará o jogo entre os onze ou no banco, mas é certo que ele terá oportunidade de mostrar o repertório de dribles e arrancadas.

header o que eles disseram

Marcelo Mattos, volante do Botafogo: "Todos já sabem da qualidade do Fluminense, mas nós também sabemos do nosso potencial. O jogo contra o Bangu temos que apagar, não repetimos a nossa estreia. Esperamos colocar nossas jogadas em prática novamente e mostrar nossa qualidade".

Leandro Euzébio, zagueiro do Fluminense: "Na última vez que falei sobre priorizar a Libertadores, deixei claro que o Fluminense não pode abandonar o estadual. Temos um clássico complicado contra o Botafogo, que tem um grande time, mas não podemos pensar em outra coisa que não seja a vitória. Vamos buscar".
header números e curiosidades
* Os dois times se enfrentaram seis vezes no ano passado, com três empates e três vitórias do Fluminense. Duas delas foram na decisão do Carioca, por 4 a 1 e 1 a 0. Jogaram ainda na semifinal da Taça Guanabara, na fase de grupos da Taça Rio (empate por 1 a 1 nas duas) e no Campeonato Brasileiro (novo empate por 1 a 1 no turno e vitória tricolor por 1 a 0 no returno).
* A última vitória do Botafogo no clássico foi no primeiro turno do Brasileiro de 2011: 2 a 1, gols de Elkeson e Lucas (Fred para o Fluminense).

* O Fluminense teve bom retrospecto nos clássicos em 2012: em 13 jogos, venceu sete, empatou três e perdeu três (dois para o Vasco e um para o Flamengo). Já o Botafogo, também em 13 jogos, acumulou três vitórias (todas sobre o Vasco), seis empates e quatro derrotas.

* Há equilíbrio nos clássicos entre Bota e Flu no Engenhão. Desde a inauguração, em 2007, cada time ganhou três vezes, e houve sete empates. A única vitória por mais de um gol de diferença foi no primeiro jogo da final do estadual de 2012 (4 a 1 para os tricolores).

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

Fred marcou o único gol do último jogo entre os dois times, em 6 de outubro do ano passado, pela 28ª rodada do Brasileiro. E manteve seu ótimo desempenho contra o rival: em 12 jogos contra o Botafogo, foram dez gols pelo Fluminense. O time de Abel Braga jogou com Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Valencia) e Thiago Neves (Wagner); Wellington Nem (Marcos Júnior) e Fred. Oswaldo de Oliveira escalou o Alvinegro com Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson (Vitor Júnior), Gabriel, Fellype Gabriel (Lodeiro), Andrezinho e Seedorf; Elkeson (Rafael Marques).