Total de visualizações de página

Categoria, sorte e gol: em noite de Seedorf, Bota vira sobre o Resende

Após primeiro tempo irreconhecível do Glorioso, holandês é responsável por despertar a equipe, que faz 4 a 2 e chega a 14 pontos no Grupo A

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • lance capital
    42 do 1º tempo
    Dominado pelo Resende, o Bota despertou em jogada da dupla Vitinho e Seedorf: o primeiro deu o passe, e o segundo fez o gol que recolocou o time no jogo.

  • deu certo
    força da base
    Com Cidinho e Vitinho no primeiro tempo, e Sassá no segundo, os jovens deram trabalho com dois gols e assistência no Engenhão.

  • desencantou
    Elias
    Eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012, o atacante fez, de pênalti, seu primeiro gol este ano e foi importante nos contra-ataques.
A noite começou atípica no Engenhão, com um Botafogo sonolento e dominado pelo Resende. Até Seedorf, quem diria, surpreendeu ao furar um chute. Mas foi só um lance isolado. O holandês não repetiu o hat-trick da última rodada, mas deu show: fez o gol que despertou o time, participou de outros dois gols - um sem querer, ao furar e fazer um corta-luz -, deu toques de peito e calcanhar e ajudou o time a virar o jogo sobre o Resende no segundo tempo. Márcio Aevedo, Sassá e Cidinho - aposta de Oswaldo para a vaga de Lodeiro, na seleção uruguaia - também marcaram na vitória por 4 a 2. Marcel e Elias fizeram para a equipe do Sul Fluminense.

O Botafogo, que chegou a ser vaiado no primeiro tempo por um público de 2.512 pagantes (3.448 presentes e renda de R$ 64.710), mudou o panorama na etapa final. No intervalo, Oswaldo precisou agir e dar uma dura no time, segundo Cidinho falou: "Ali no vestiário, quando a gente sai perdendo no primeiro tempo, não pode sair na imprensa". No fim, o Alvinegro foi aplaudido. O placar deixou o Botafogo com o melhor ataque do Campeonato Carioca, com 15 gols em seis jogos. Dois a mais que Vasco, que ainda entra em campo nesta rodada, e Flamengo.

O Botafogo chegou a 14 pontos e disparou na liderança do Grupo A. Com a vitória, o time vai embalado para o clássico contra o Flamengo, no domingo, 17 de favereiro, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Já o Resende, com seis pontos na Chave B, precisa torcer para o Fluminense perder o clássico contra o Vasco, neste sábado, para manter as mínimas chances matemáticas de se classificar. A equipe volta a campo no sábado, 16 de fevereiro, contra o Friburguense, no Estádio do Trabalhador.

Seedorf comemora gol do Botafogo contra o Resende (Foto: Fernando Soutello / Agif) 
 
Seedorf comemora o gol que despertou o Bota no fim do primeiro tempo (Foto: Fernando Soutello / Agif)
 
 
Resende surpreende, domina, mas vacila no fim

Com muita movimentação, Cidinho tabelava com Seedorf e Vitinho e ainda aparecia à frente para finalizar. A estratégia ofensiva adotada por Oswaldo parecia que ia dar resultado. Parecia. O esquema acabou deixando espaços no meio de campo e favoreceu a tática do Resende. Com três zagueiros e muita marcação, o time do Sul Fluminense conseguiu impedir a troca de passes envolvente do adversário e apostou no contra-ataque para surpreender.

Foram cinco contragolpes perigosos, e dois terminaram em gols: o primeiro num chute de Marcel, no cantinho direito de Jefferson, aos 20; e o segundo dez minutos depois, na cobrança de pênalti de Elias, após Léo ser derrubado na área por Bolívar. Foi o primeiro gol do atacante, eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012, neste estadual. Ainda antes dos gols, em outras três descidas em velocidade com Elias e Geovane Maranhão, o time teve um pênalti cometido por Jefferson e ignorado pelo árbitro, um chute defendido pelo camisa 1 e uma finalização que Bolívar salvou sem goleiro, quase sobre a linha do gol.

Mas quando a torcida do Botafogo já começava a vaiar, um lance acordou o time no fim do primeiro tempo. Aos 42, Vitinho deu um bolão para Seedorf, que se projetou na área, dominou rápido e bateu para fazer seu quarto gol no estadual. Foi a motivação que faltava para a etapa final.

Sassá comemora gol Botafogo contra o Resende (Foto: Fernando Soutello / Agif)