Total de visualizações de página

Botafogo tem três remanescentes de sua última conquista no grupo atual

Goleiros Jefferson e Renan e o zagueiro Antônio Carlos permanecem no time e carregam a responsabilidade de apresentar o clube aos novatos

 

Por Thales Soares Saquarema, RJ

O Botafogo não conquista um título desde o Campeonato Carioca de 2010, quando derrotou o Flamengo na decisão com a histórica cavadinha de Loco Abreu. De lá para cá, apenas três jogadores seguem no elenco: os goleiros Jefferson e Renan e o zagueiro Antônio Carlos. No grupo atual, são três dos quatro que mais atuaram com a camisa do clube.

O trio sabe como isso é importante para apresentar a novos jogadores a realidade do clube, cobranças, história e percalços que podem acontecer. Antônio Carlos e Jefferson são titulares do time desde 2010 e já usaram a braçadeira de capitão, carregando ainda mais responsabilidade.

Antônio Carlos treino Botafogo (Foto: Thales Soares) 
 
Antônio Carlos durante treino do Botafogo (Foto: Thales Soares)
 
 
- São três anos aqui como titular. Fico feliz de ser uma referência aqui. Outro dia estava conversando com o Jefferson e percebi que só eu, ele e Renan somos remanescentes de 2010. Fico feliz demais por poder vestir essa camisa e sei que devo chamar a responsabilidade - disse Antônio Carlos, que disputou 150 jogos com a camisa do clube e perde apenas  para Jefferson, que tem 276.

Nesse período em que está no Botafogo, o zagueiro passou por uma série de altos e baixos com o time. Ele viu vagas na Taça Libertadores escaparem em situações difíceis de acreditar e até um título estadual escorrer pelos dedos depois de uma grande invencibilidade, como aconteceu em 2012 na final contra o Fluminense.

Está chegando a hora de parar de muito discurso e colocar em prática no campo"
Antônio Carlos
 
- Vejo o Botafogo em evolução. Quando cheguei, a busca era por um trabalho a longo prazo, com contratos de longa duração para que os jogadores tivessem tranquilidade. Em 2011, o elenco era bom e é realmente inexplicável o que aconteceu. Ano passado, tivemos oscilações e não chegamos a  lugar algum. Não vou ficar prometendo algo, pois ninguém joga sozinho, mas estamos pensando em chegar e o grupo tem essa mentalidade de conquistar e não só passar pelo Botafogo - afirmou Antônio Carlos.

Para quem está há tanto tempo no clube, apenas falar na possibilidade de conquistar títulos já começa a se tornar um problema. Antônio Carlos espera finalmente ver o discurso ser traduzido em conquistas.

- Teremos grandes adversários com bons elencos. Está chegando a hora de parar de muito discurso e colocar em prática no campo. Se conquistarmos um título, teremos um ano mais tranquilo, com o estádio cheio, que fica mais legal e mais bonito - comentou Antônio Carlos.