Total de visualizações de página

Antes ponto de segurança, defesa do Bota vira ‘peneira’ em seis rodadas

Nas últimas partidas, time dobrou média de gols sofridos durante as primeiras 21 rodadas do Campeonato Brasileiro

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
O empate contra o Bahia, no último sábado, jogando no Rio de Janeiro, acendeu de vez o sinal amarelo na cabeça do torcedor do Botafogo. Se a arrancada do final do primeiro turno deu a certeza de que o time poderia chegar longe neste Brasileiro, o desempenho recente coloca em xeque as reais condições do time estar na briga pelo título na última rodada. As explicações para a queda de rendimento não são fáceis de encontrar, mas uma coisa é nítida: a defesa deixou de ser o ponto de segurança do time.

antonio carlos fabio ferreira botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Média de gols sofridos pelo Bota quase dobrou nas últimas rodadas (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
Até a 21ª rodada, o time tinha a incrível marca de apenas 26 gols sofridos. Uma média muito próxima de um por jogo (1,2) dava ao Glorioso o status de ter o melhor sistema defensivo do torneio. Mas nos últimos jogos, a fortaleza virou uma “peneira”. Em seis partidas, sofreu doze gols. Nesse intervalo de jogos, a média passou para dois gols sofridos por duelo. Praticamente o dobro do restante do campeonato. Tantos gols sofridos tiveram suas conseqüências na tabela: com três empates, duas derrotas e apenas uma vitória, a equipe perdeu a quarta posição para o Flamengo e ficou ainda mais longe do líder.

- A gente sabe que a defesa trabalha bem e nos dá segurança. Mas estamos trabalhando para acertar alguns detalhes que não temos ido tão bem. Principalmente nas bolas paradas – disse o volante Renato.



As bolas paradas realmente têm sido uma dor de cabeça para o Botafogo. Principalmente, as que são cobradas pelo alto, já que um dos problemas crônicos do time tem sido a jogada aérea. O time sofreu quatro gols em lances desse tipo nas últimas rodadas. Coritiba, São Paulo e Bahia se aproveitaram dessas falhas alvinegras. O Coxa fez um gol de escanteio e outro com a bola rolando. São Paulo e Bahia aproveitaram a marcação de faltas para cruzar a bola no segundo pau e balançar as redes.
- A gente treina e treina bem. Mas na hora desses lances tem que ter muita concentração porque o adversário pode mudar a batida na bola. A gente está conversando para que esses erros não aconteçam mais. A gente vai se acertar. Até porque esses detalhes podem decidir o título e daqui para a frente não podemos perder pontos.

A defesa do Botafogo terá um teste de fogo nesta quarta-feira. O time encara o líder Corinthians, no Pacaembu, a partir das 21h50m (horário de Brasília). Será a chance para a defesa mostrar que ainda pode ser a melhor do campeonato e ajudar a garantir um importante resultado na briga pelas primeiras posições.