Total de visualizações de página

Próximo da parada, Júnior considera cedo para fazer balanço do Brasileiro

Comentarista acredita que campeonato será outro no retorno após a Copa das Confederações: 'Só depois vamos ter uma avaliação melhor'

 

Por José Geraldo Azevedo Rio de Janeiro

Comentarista Júnior Bem,Amigos! (Foto: Reprodução SporTV) 
Júnior considera cedo para fazer um balanço
do Brasileirão (Foto: Reprodução SporTV)
 
Com o início da Copa das Confederações, o Campeonato Brasileiro terá uma grande parada a partir da próxima quinta-feira, depois que os três últimos jogos desta primeira parte acontecerem. Os times voltam a campo apenas no primeiro fim de semana de julho, pela sexta rodada do Brasileirão. Com quase todos os times tendo feito cinco jogos, já é possível fazer um balanço dessa primeira parte? Os comentaristas Júnior e Paulo Cesar Vasconcellos acreditam que "não". Os dois acham cedo para que fazer proagnósticos.

- Está cedo (para fazer um balanço) porque a Libertadores, a Copa do Brasil e a Copa das Confederações têm uma interferência em tudo o que aconteceu nessas primeiras rodadas. Só depois da Copa das Confederações é que vamos ter uma avaliação melhor. Lógico que para equipes como o Botafogo, que estava numa fase muito boa, talvez fosse mais interessante que o campenato tivesse continuidade, como o próprio Vitória, equipes que têm uma boa estrutura, sobretudo o Botafogo. Será que vai manter isso após a Copa das Confederações? Esse é o ponto de interrogação que a gente só vai saber depois do retorno do Brasileiro - avalia Júnior, comentarista da TV Globo.

Por falar no Botafogo, o time carioca é o terceiro colocado hoje na classificação do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos em cinco jogos, mas ainda podendo ser ultrapassado por duas equipes, que ainda jogam na quarta-feira. A liderança é ocupada pelo Coritiba, com 11 pontos, seguido pelo Vitória, com 10. O melhor aproveitamento é do Fluminense, que pode chegar aos 12 pontos se vencer a Portuguesa, e assim terminar essa parte na primeira posição. Mas para PC Vasconcellos, tudo pode mudar na retomada da competição.

- Não dá para ter uma ideia de quem vai brigar pelo título ou quem vai cair de uma maneira tão enfática. Dá é para ter uma ideia de que alguns clubes precisam reforçar seus times, só que você vai ter outro campeonato quando ele for reiniciado. Agora terá uma intertemporada onde a possibilidade de corrigir defeitos, reforçar elenco e, também de perder jogadores importantes na janela para o futebol europeu, vai modificar um pouco o perfil desses times.

Após a vitória do Botafogo sobre a Ponte Preta, no último sábado, o técnico alvinegro Oswaldo de Oliveira lamentou a parada. Júnior lembra que isso já estava previsto.

- Se sabia que isso ia acontecer. Precisaria, e acredito que o Botafogo tenha feito isso, um projeto como se tivesse jogando uma competição. Mas se você para e fica treinando, lógico que depois para engrenar a máquina fica mais difícil - considerou.

Seedorf jogo Botafogo Sobradinho (Foto: Fabio Castro / Agif) 
Seedorf, de 37 anos, pode se beneficiar da parada na
opinião de comentarista (Foto: Fabio Castro / Agif)
 
 
O comentarista Paulo Cesar Vasconcellos lembra que, no caso do Botafogo, há um lado positivo, e cita a idade avançada do meia Seedorf.

- Você nunca vai conseguir agradar a um lado e outro. Por exemplo, a parada pode ter sido ruim para o Botafogo ou para aqueles que estão no topo da tabela? Não sei, porque ao mesmo tempo essa parada é muito boa para um jogador como o Seedorf, com 37 anos, que vai dar uma descansada. O que não pode acontecer é o time perder o norte. É óbvio que no segundo semestre você vai ter um Campeonato Brasileiro completamente diferente - disse.

Nesta quarta-feira, dia 12, às 19h30, Santos e Atlético-MG jogam na Vila Belmiro, com transmissão do SporTV. O jogo terá a narração de Jota Jr. e os comentários de Wagner Vilaron. Mais tarde, às 22h, a Portuguesa recebe o Fluminense no Canindé. No mesmo horário, o Grêmio joga em sua arena com o São Paulo.  Após essas três partidas, o Brasileirão só retorna no dia 06 de julho.