Total de visualizações de página

Bota prevê desmanche durante pausa no BR e teme queda de rendimento

Do UOL, no Rio de Janeiro


A crise financeira do Botafogo provocada pelo fechamento do Engenhão deve começar a refletir em campo após o fim da pausa no Brasileiro para a Copa das Confederações. Com necessidade de fazer caixa, o Alvinegro deve se desfazer de alguns jogadores até a volta da competição. O desmanche seria liderado pelos assediados Dória e Fellype Gabriel.

A dupla encabeça o desmanche que se desenha num futuro próximo para o Botafogo. O clube estuda propostas pelo zagueiro, já que entende que pode conseguir um bom valor pelos seus direitos econômicos. Já o meia negocia com uma equipe dos Emirados Árabes e deve acertar sua saída em breve.

 
Seedorf comemora gol marcado pelo Botafogo contra a Ponte Preta no Campeonato Brasileiro Denny Cesare/AGIF
 
O temor no Botafogo é que o desmanche tenha o mesmo efeito que teve no ano passado, quando o time perdeu Herrera, Maicosuel e Herrera e caiu de rendimento na metade da temporada. Nas cinco primeiras rodadas do Brasileiro de 2013, o Alvinegro teve seu melhor desempenho desde 2007, mas teme ver o bom começo ir por água abaixo com a nova realidade.

“Estou muito apreensivo com isso [perda de jogadores]. No ano passado, foi por isso que demos uma caída muito grande após a janela de transferências. Perdemos jogadores importantes. Se começamos a perder pedaços da equipe, ela fica desfigurada e perde no rendimento. Vou torcer muito [pela manutenção dos atletas]”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

Um dos mais próximos de deixar o clube, o meia Fellype Gabriel é um dos xodós de Oswaldo de Oliveira no atual elenco. Trazido com seu aval, o atleta foi comandado pelo treinador no Kashima Antlers-JAP e é tido pelo técnico como um dos principais jogadores da equipe que conquistou o Carioca deste ano.

“O Fellype Gabriel recebeu algumas propostas e vamos ver. A negociação está em curso. Acabei de dizer que ele merece o reconhecimento. É um jogador que tenho o maior carinho e teve crescimento muito grande durante os anos que trabalhei com ele. Merece pelo empenho, mas preferiria que ele permanecesse”, lamentou Oswaldo.

Apesar do sucesso na temporada, o Botafogo tem situação complicada do ponto de vista financeiro. A expectativa é que a venda de alguns jogadores sirva para equilibrar as finanças do clube. O time deve um mês de salários, além de premiações. Uma das causas é o prejuízo com o fechamento do Engenhão, estimado em até R$ 50 milhões pela diretoria alvinegra.