Total de visualizações de página

Botafogo prepara novo fundo de investimento para o fim do ano

Em parceria com a agência de jogadores MFD, clube espera captar o dobro de recursos da primeira empreitada para adquirir atletas: R$ 10 milhões

 

Por Thales Soares e Vicente Seda Rio de Janeiro
 

Sustentado pelo sucesso da primeira Companhia de Participações Esportivas (CPE), o Botafogo prepara para o fim do ano o lançamento da segunda empresa que funcionará como um fundo de investimentos para aquisição de direitos sobre jovens jogadores. A meta é obter R$ 10 milhões até o fim do ano para que o clube já utilize a verba para a temporada de 2014. Uma sociedade anônima com prazo de validade, que começa com a captação de recursos de investidores e termina com a divisão dos lucros, com a cota de investimento pré-determinada. O modelo de negócios, que já começa a ser adotado por outras grandes equipes do país, como o Santos, tem como norte o meio-termo entre a busca por lucro e o benefício esportivo.

A nova empresa também está sendo estruturada pela agência de atletas MFD, que tem como diretores o advogado Vantuil Gonçalves e Gerson Sá, com formação no mercado financeiro. Para não haver dúvidas sobre conflito de interesses dos investidores e do clube com a agência, o modelo do fundo determina que só o Botafogo tem o direito de indicar contratações que, então, serão analisadas por um conselho de administração da CPE. Vantuil e Gérson consideram fundamentais para o sucesso do fundo o respeito às regras de transparência determinadas em uma espécie de código de conduta que vale não apenas para a MFD, mas também para clube e investidores.