Total de visualizações de página

Após evitar mudança de local, Itália transforma Engenhão em Azzurra

Fifa tenta passar treinos dos tetracampeões para o CFZ por causa da interdição do campo principal, mas europeus rejeitam e ficam no anexo

 

Por Felippe Costa e Vicente Seda Rio de Janeiro

Antes do primeiro treino em solo brasileiro, nesta segunda-feira, membros da delegação da Itália revelaram que conseguiram evitar um problema de última hora na preparação para a Copa das Confederações. Desde a semana passada, a Fifa vinha tentando mudar o local de treinos do Engenhão para o CFZ, Zona Oeste do Rio. Isso porque a entidade foi pega de surpresa com a interdição do estádio do Botafogo. Segundo os europeus, o plano era que a seleção treinasse no gramado principal, que, no entanto, tem sua utilização proibida por causa de problemas com a cobertura - a reforma pode demorar 18 meses. O campo anexo foi a saída.

- Soubemos da (tentativa) mudança há quatro dias, e vamos continuar treinando aqui - avisou Demetrio Albertini, ex-volante e atual chefe da delegação da Itália.

Segurança gramado do Engenhão com a Itália (Foto: Vicente Seda) 
Italianos colocam proteção no campo anexo. Ao fundo, os prédios próximos do local (Foto: Vicente Seda)
 
Sobre a alternativa, ainda de acordo com membros do staff da Azzurra, a Fifa alegou que o piso não está em perfeitas condições, já que o time alvinegro vinha treinando no local frequentemente, e que não há segurança. De fato, é fácil notar que, logo ao lado das instalações, há diversas moradias vizinhas à vista e muito próximas que poderiam representar perigo. Os italianos, porém, já preparavam sua estrutura no Engenhão e bateram o pé.

Várias modificações na decoração interna foram feitas, aliás. Na sala de imprensa, as fotos de ídolos alvinegros foram cobertas com imagens de atletas italianos e o emblema da federação do país. Os vestiários, segundo os membros da delegação, foram completamente decorados e personalizados para Balotelli e companhia, desde os armários à instalação de televisores.

Atual vice-campeã européia, a Azzurra ganhou a vaga na competição pelo fato de a Espanha ter sido campeã da Eurocopa e também do último Mundial, em 2010. A seleção está no Grupo B, junto com Brasil, México e Japão, e estreia no domingo, contra os mexicanos.

Pôster Itália, Engenhão (Foto: Felippe Costa) 
Posteres da Itália nas paredes do Engenhão substituem os do Botafogo (Foto: Felippe Costa)

Sala de imprensa do Engenhão com a Itália (Foto: Vicente Seda) 
 
Sala de imprensa do Engenhão agora tem fotos de jogadores italianos (Foto: Vicente Seda)