Total de visualizações de página

Loco Abreu vibra com título do Botafogo: 'Continuo como torcedor'

Atacante uruguaio, que disputava clássico local na mesma hora da final da Taça Rio, procura a família para saber do resultado

 

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro

Loco Abreu no jogo contra a pobreza na arena (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM) 
Loco Abreu deixou o Botafogo no início de 2013
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
 
 
Loco Abreu não veste mais as cores alvinegras. Sequer está no Brasil para acompanhar de perto os resultados, mas o coração segue pulsando quando o Botafogo está em campo. No domingo, enquanto defendia o Nacional no clássico uruguaio contra o Peñarol, a bola rolava no Raulino de Oliveira pela decisão da Taça Rio. Seus antigos companheiros venceram o Fluminense por 1 a 0, conquistaram o segundo turno e, consequentemente, o Campeonato Carioca. Abreu deixou o campo com uma derrota de 3 a 0 para o Peñarol, cerca de meia hora depois do 20º título estadual do Botafogo, e quis saber o resultado final.

- Só fiquei sabendo do resultado quando acabou o meu jogo (contra o Peñarol, pelo Campeonato Uruguaio). Perguntei para a minha família, e falaram que o Botafogo tinha sido campeão carioca. No meu site mandei parabéns para o clube, porque, apesar de estar fora do Brasil e do Botafogo, continuo como torcedor - disse, por telefone, o atacante.

O 19º título carioca do Alvinegro, em 2010, foi sacramentado com uma cavadinha em cobrança de pênalti de Loco. Ao vencer por 2 a 1 o Flamengo (veja os gols no vídeo abaixo), o time faturou a Taça Rio e o Carioca, assim como neste ano. E encerrou uma sequência de três vice-campeonatos para o arquirrival. Na campanha deste ano, outro uruguaio se destacou: Lodeiro. Com oito gols, foi o vice-artilheiro da competição ao lado de Charles Chad, do Duque de Caxias, e com quatro a menos que Hernane, do Fla.


- Já havíamos falado para trazer o Lodeiro há muito tempo, na época do Caio Junior (treinador). Mas ele (Lodeiro) não tinha a intenção de sair da Europa (atuava pelo Ajax, da Holanda). Mais para frente, ele teve a possibilidade de voltar, e o Botafogo fez a negociação. Sempre soubemos que seria um jogador muito bom, com uma canhota habilidosa, inteligente para se posicionar, jogador de seleção, com experiência na Europa. O que precisava era ritmo. No momento que conseguiu a sequência, começou a jogar o futebol que sabe - elogiou.

Loco Abreu acha que o Botafogo fez bem a Lodeiro, que, segundo ele, evoluiu também com a camisa celeste:

- Já está dentro do Botafogo, bem posicionado, não só a nível de futebol, mas de vestiário. É um jogador respeitado. Sabe jogar futebol, e na seleção (uruguaia) também está começando a se tornar um titular indiscutível. Acho que ele conseguiu isso jogando no Botafogo, o que o ajudou muito a ter a vaga de titular da seleção e melhorar o rendimento.

Outro ponto positivo na campanha de 2013 foi a liderança do holandês Clarence Seedorf no elenco. Um dos símbolos do time, o meia recebeu muitos elogios do ídolo alvinegro.

loco abreu botafogo x ponte preta (Foto: BRUNO TURANO/BRAZIL PHOTO PRESS/Agência Estado) 
Loco e Oswaldo chegaram a trocar farpas (Foto:
Bruno Turano/Brazil Photo Press/Ag. Estado)
 
- A chegada do Seedorf foi muito importante a nível mundial. Foi fundamental. Além disso, ele tem um vestiário muito bom. Foi recebido pelos jogadores do jeito que um craque tem que ser. Ninguém ficou com ciúme, todos sempre aproveitando ter um cara desse nível, e ele ficou à vontade. Acho que isso também foi importante para o rendimento do elenco e do time. E ficar perto de um craque mundial, jogando para o time, conseguindo título e sabendo que o mundo todo olha para o Botafogo por causa do Seedorf, obviamente que o atleta fica com orgulho. Quando você trata bem a bola, tudo dá certo.

Em 2012, Loco foi emprestado ao Figueirense até o fim do Campeonato Brasileiro. Em janeiro da atual temporada, transferiu-se para o seu time de coração, o Nacional. Chegou a trocar farpas com o técnico Oswaldo de Oliveira via imprensa. Durante o Carioca, insatisfeita com o empate por 0 a 0 com o Bangu, pela segunda rodada da Taça Guanabara,  a torcida cantou “Uh! El Loco!” em tom de provocação ao treinador. Questionado se o problema com Oswaldo havia sido superado, Abreu disse:

- Estou aqui no Uruguai, tranquilo. Não tem nenhuma relevância essa pergunta.

Com a camisa do Botafogo, Loco fez 101 jogos, marcou 62 gols e conquistou o Campeonato Carioca de 2010. 

Loco Abreu parabeniza o Botafogo pelo título (Foto: Reprodução site Loco Abreu) 
Loco Abreu parabeniza o Botafogo por título: "Presente apesar da distância" (Foto: Reprodução)