Total de visualizações de página

Acostumado a ser herói, Jefferson se consolida como referência no Bota

Capitão tem ótima participação na final da Taça Rio e fica com a honraria de levantar o troféu de campeão

 

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

A camisa 1 do Botafogo passou por um período de incertezas, mas desde 2009, quando Jefferson voltou ao clube depois de uma passagem pela Turquia, o motivo de preocupação teve fim. Ele se transformou em líder absoluto do elenco, assumiu a faixa de capitão no segundo semestre do ano passado e cada vez mais se consolida como um dos goleiros candidatos a estar na seleção brasileira para a disputa das Confederações. Domingo, ele teve a honra de levantar o troféu da Taça Rio. Teve até homenagem para Jéssica, sua terceira filha, que vai nascer dia 31 de maio.

Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
Capitão Jefferson ergue a taça após o título alvinegro (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
Jefferson é o recordista de jogos do atual elenco do Botafogo, com 295, e sua estreia está perto de completar 10 anos. Seu primeiro jogo pelo clube aconteceu no dia 20 de setembro de 2003, no empate em 2 a 2 com o São Raimundo-AM, em Manaus, quando estava emprestado pelo Cruzeiro para a disputa da Série B.

Conhecedor das dificuldades que o clube viveu no passado, Jefferson não foge dos problemas. Como capitão, faz cobranças aos dirigentes e fala sobre o atraso de salários sem qualquer pudor. No campo, já discutiu com Seedorf, mas está longe de ser espalhafatoso. Faz defesas de alto grau de dificuldade da mesma forma que atua nas mais simples.

- Jefferson é uma referência dentro e fora de dampo. A gente vê no seu trabalho com os outros goleiros. Ele está sempre preparando o Renan para quando precisa se ausentar por causa da seleção brasileira. É um trabalho duplo. Ele é uma pessoa importante para  o grupo - comentou Seedorf.


Jefferson já se acostumou a ser herói no clube, principalmente, com defesas em cobranças de pênalti. A de 2010, em chute de Adriano, garantiu a conquista do Campeonato Carioca sobre o Flamengo depois de três vices seguidos para o rival. Esse ano, por exemplo, fez uma na semifinal da Taça Rio, na goleada por 5 a 0 sobre o Resende, quando o jogo ainda estava 2 a 0. No domingo, na vitória por 1 a 0 contra o Flu, em Volta Redonda, ele não defendeu pênalti, mas fez ótimas defesas e assegurou o título.

Em seu discurso, Jefferson sempre fala da importância de o clube conquistar uma competição nacional. O título estadual já não é suficiente para o goleiro, com ambições maiores em sua carreira até conseguir entrar na lista de 23 de convocados para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, sabendo que o crescimento do Botafogo pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo individual.

- Estou feliz com a minha atuação, mas acho que o Felipão já me conhece, sabe o que eu posso contribuir para seleção brasileira. Mas claro que fico feliz de poder ajudar o Botafogo mais uma vez.